VOLTA REDONDA
Neste último sábado, 14, o professor Habibe, candidato à prefeitura de Volta Redonda, deu continuidade a sua campanha eleitoral por meio da série de reportagens “Um dia com o candidato”, iniciativa do Grupo Pançardes de comunicação, que edita os jornais A Voz da Cidade e Diário do Vale. Alexandre Habibe é empresário da área da tecnologia metalúrgica e professor universitário há mais de 30 anos, hoje, filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT), o candidato que trazer à Volta Redonda uma bandeira voltada para os direitos humanos.
Em visita ao bairro Retiro, onde tomou um café da manhã em sua padaria favorita, Habibe caminhou pelas ruas e destacou pontos de suas propostas de governo. Ele destacou a urgência de maior atenção do poder público às regiões periféricas, que, segundo ele, têm sido negligenciadas. “O Retiro, assim como os bairros ao redor, como Vila Brasília e Belo Horizonte, são áreas de grande importância econômica, mas enfrentam um verdadeiro abandono. A população local não tem acesso adequado nem aos serviços básicos, como saneamento, e o tráfego é caótico”, relatou Habibe.
O candidato ainda apontou a ausência de infraestruturas primárias, como cartórios e agências bancárias, prejudicando assim o desenvolvimento da região. “Enquanto algumas outras áreas centrais recebem asfalto e melhorias constantemente, o Retiro e bairros como o Açude sofrem com a falta de investimentos há décadas. É preciso reverter essas prioridades”, completou.
Entre as demais propostas de Habibe, está a implantação do ônibus “tarifa zero”, uma medida que ele considera necessária para o comércio local e melhorar a economia. “A lógica atual de cobrança está ultrapassada. Em São Paulo, o comércio já pressiona a prefeitura pela implantação da catraca livre e da tarifa zero, porque isso impulsiona as vendas, gera empregos e fortalece a arrecadação da cidade. Não é uma questão de gasto, mas de investimento no futuro econômico de Volta Redonda”, defendeu o candidato. Segundo ele, essa medida ajudaria a romper com os ciclos de corrupção que envolvem as empresas de transporte e coleta de lixo.
REESTRUTURAÇÃO DA SAÚDE
Na área da saúde, Habibe também traz suas propostas. Ele propõe a reestruturação dos serviços, com a descentralização do atendimento pediátrico. Ele afirma que atualmente as mães precisam se deslocar até o hospital do retiro para conseguir atendimento para seus filhos, algo que julga inaceitável, uma vez que entende que é preciso levar pediatras em todas as unidades básicas de saúde. Além disse, o professor anunciou a proposta de criar um centro de diagnóstico e exames especializados, uma iniciativa para reduzir o tempo de espera para exames presenciais, como os de próstata e útero. “Não podemos brincar com a vida dessas pessoas. Os atrasos no diagnóstico são inaceitáveis e precisam ser resolvidos com urgência”, completou.
ALIANÇA ESTRATÉGICA
Outro ponto enfatizado por Habibe foi a escolha de sua companheira de chapa, Drica, como candidata a vice-prefeita. Ele destacou que, além de engenheira e professora, Drica compartilha de sua visão sobre a necessidade de um novo modelo de desenvolvimento para a cidade, baseado na qualificação profissional.
Drica, por sua vez, comentou sobre sua trajetória política e motivos que levaram a aceitar o convite. Com 12 anos de militância no PSOL, ela destacou que sua entrada na chapa com o PT tem como objetivo unificar forças para garantir que a disputa eleitoral seja equilibrada e evite a consolidação de candidaturas da extrema direita. “Nossa aliança busca garantir que Volta Redonda tenha uma opção de esquerda no segundo turno, evitando que a cidade seja entregue a grupos que representam a retirada de direitos da população”, disse Drica. Para ela, o momento é crucial para que Volta Redonda resgate sua vocação de cidade inovadora e inclusiva.
Por fim, o professor Habibe, que tem o orgulho de ser chamado de “o candidato do Lula”, reforça seu compromisso em trabalhar para construir uma cidade mais justa e com oportunidade para todos. Ele ainda menciona que uma de suas propostas também é a criação de uma moeda solidária, destinada às famílias carentes de Volta Redonda. “Queremos avançar rápido e fazer com que essa cidade volte a ser um lugar de felicidade para todos”, concluiu o candidato.