>
renascer ead digital

UM DIA COM A CANDIDATA  – Dayse Penna pede oportunidade aos eleitores para construir políticas públicas para todos

Por Carol Macedo
728x90 seguranca

VOLTA REDONDA

A construção cidadão continua sendo o principal foco de Dayse Penna, candidata a prefeita pelo PROS, visando a formação de uma cidade cuidadora, dinâmica e inteligente, que seja capaz de oferecer serviços a todos os cidadãos. “As pessoas querem ser ouvidas e percebidas. E por isso entrei na disputa. Venho de movimento de sociedade organizada e de associação de moradores. A minha própria angústia me fez levantar para essa possibilidade porque acredito que para ser prefeita é preciso ter sensibilidade coletiva. Os políticos de essência precisam se levantar, os que pensam no coletivo e não em projeto de poder. E para chegar a essa participação de todos é preciso que a população enxergue o que é a política de negócios, determinada por um projeto de poder e dê oportunidade a essa construção coletiva”, argumenta.

A candidata a prefeita passou o sábado, 31, em reuniões virtuais com equipe de campanha porque estava com sintomas de um resfriado. Era o dia do acompanhamento diário de Dayse no Dia com a Candidata, do A VOZ DA CIDADE, mas ela preferiu preservar as pessoas ao redor. A live da candidata está marcada para esta segunda-feira, 2, às 19h30min, porque a mesma acredita que já estará restabelecida.

Candidata Dayse Penna apresentando seu plano de governo aos ciclistas – Foto: Divulgação Carlos Augusto

Nas caminhadas diárias da candidata, dois temas chamam atenção quando o assunto é ouvir a população: saúde e educação. Para ela, como é formada em administração, vê claramente que para tomar decisões é preciso analisar todo o cenário, sem agir de forma intempestiva. Segundo ela, atualmente, não é assim que as coisas estão sendo trabalhadas e isso envolve abertura para desvios no dinheiro público. Ela cita o que aconteceu na educação com as aulas online. “Primeiramente deveria ter sido feita a identificação se todos conseguiriam acessar. Se não fosse possível, como aconteceu, não deveria ter sido implantada essa ação mirabolante, poderiam ter feito de maneira setorizada, de acordo com a realidade de cada local. Isso faria ainda com que os profissionais se sentissem motivados”, citou, dando ainda outro exemplo, como as ações tomadas durante a pandemia de Covid-19.

Deputado Antonio Furtado ao lado de Dayse Penna e  Ademar Esposti – Foto: Divulgação Carlos Augusto – 

EM TEMPO INTEGRAL

Como propostas, diz que na educação pretende implantar o tempo integral que funcione inicialmente em alguns locais, nas áreas periféricas, para ser depois expandido para toda a rede pública. “Além da parte pedagógica queremos implantar atividades extracurriculares, com esporte, idiomas, tecnologia. Fazer com que as crianças tenham o tempo ocupado com a parceria entre secretarias, potencializando o que tem dentro de cada comunidade para desenvolver essa educação integral”, contou Dayse Penna.

Ainda na educação, a candidata a prefeita quer trabalhar a parte emocional, com crianças de cinco a sete anos, para início do enfrentamento da violência. De acordo com  Dayse, toda a rede estimularia o autoconhecimento, inibindo a fragilidade da violência doméstica. Ela pretende ainda implantar nas escolas o que chama de ‘Protetores do Amanhã’, um projeto que identificaria envolvimento de crianças e adolescentes com atos ilícitos, para que nos primeiros sinais a rede seja acionada para atender essa pessoa.


Na saúde o foco é simples, oferecer atendimento para todos. “O foco seria na saúde primária, o postinho do bairro não pode ser chamado assim, precisa ser dada a real importância para que a prevenção aconteça. Não é ampliar a quantidade de hospitais e nem só oferecer mais especialistas, precisamos focar na prevenção para que as pessoas tenham diminuídas as necessidades de média e alta complexidade. O investimento nessa área diminui o gargalo desses dois atendimentos, combate a corrupção, onde existem na cidade alguns problemas, e o desperdício do dinheiro público”, argumenta a candidata a prefeita.

Ela é mais uma das pessoas que não defende as Organizações Sociais, mas sim fortalecer a rede com concursos públicos, tirando altos salários de comissionados e diminuindo também o número. Além disso, Dayse Penna quer implantar em Volta Redonda a saúde humanizada, garantindo a mulher e ao filho atenção até os dois anos de idade. “´Precisamos ainda desenvolver o Consulta Fácil, um prontuário único dos cidadãos que fique no sistema da prefeitura, vamos informatizar tudo. Nesse projeto pensamos ainda em inserir a telemedicina, sempre calçados pela lei, e temos ainda o apoio do deputado federal delegado Antonio Furtado que já se comprometeu, através dessa parceria, em conseguir recursos específicos para podermos implantar essa e outras propostas”, argumentou Dayse.

Segundo Dayse Penna, a luta por moradias populares será outra meta, já que existe em Volta Redonda dez mil pessoas inscritas na Cohab esperando uma oportunidade. Ela cita trabalhar para trazer projetos do Minha Casa, Minha Vida para Volta Redonda, fomentando áreas de negócios para construção civil.

SERVIDORES

Nas caminhadas está conversando ainda com servidores públicos e diz que pretende trabalhar muito pela categoria. Além dos concursos que já mencionou, ressalta a necessidade urgente de implantar o Plano de Cargos, Carreiras e Salários para toda a prefeitura, promovendo ainda capacitações, estabelecendo metas e indicadores, reduzindo custos onde é possível. “Será que é preciso termos tantos cargos comissionados? Será que os salários não estão sendo comparativos entre servidores que desempenham o mesmo papel? É possível alterar isso fazendo avaliações. Não é inventar a roda é simplesmente seguir a ciência administrativa”, diz.

Por fim, a candidata diz que embora seja injusto do tempo determinado para cada um nas propagandas eleitorais de rádio e TV, tem percorrido muitos bairros de Volta Redonda com o objetivo de ouvir os cidadãos para a construção desse projeto para uma cidade dinâmica, cuidadora e inteligente. Ela argumenta que para os novatos, como ela, é preciso primeiro se apresentar ao eleitor e depois elencar propostas. Dayse então pede que todos analisem os novos e os velhos e, mais do que ouvir apenas nas propagandas eleitorais, pesquisem a consistência das propostas e a viabilidade de cada uma.

 

 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos