>
renascer ead digital

Um ano de atividades na segunda unidade do Centro-Dia para Pessoa com Deficiência

Capd II assiste a 55 usuários com deficiência e autistas em espaço adaptado no bairro Siderópolis

Por Tânia Cruz
um ano de atividade do centro dia ii cris oliveira secom
728x90 seguranca

VOLTA REDONDA
A Prefeitura de Volta Redonda comemora um ano de atividades da segunda unidade do Centro-Dia para Pessoa com Deficiência, o Capd II Synval Mury Glória. Inaugurado em 27 de outubro de 2023 no bairro Siderópolis, o local atende a 55 pessoas entre 18 e 59 anos com deficiência ou com Transtorno do Espectro Autista (TEA) níveis 2 e 3 de suporte, divididos nos turnos da manhã e tarde. O Capd II veio para somar ao trabalho do Capd que já funcionava no Jardim Paraíba.
A unidade, ligada ao Departamento de Proteção Social Especial (Dpes) da Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas), oferta atendimento de Média Complexidade. O serviço especializado é baseado no Programa Teacch, sigla em Inglês para Tratamento e Educação para Autistas e Crianças com Déficits Relacionados à Comunicação. O programa possui objetivo de apoiar o autista a chegar à idade adulta com o máximo de autonomia possível.

um ano de atividade do centro dia ii cris oliveira secom1

A unidade atende a 55 pessoas entre 18 e 59 anos com deficiência ou com TEA níveis 2 e 3 de suporte  – Cris Oliveira/Secom

AMBIENTE ESTRUTURADO E ATIVIDADES INDIVIDUALIZADAS
A coordenadora do Capd II, Rosane Sebastiana Cândido, explicou que o
Capd II possui ambiente estruturado e atividades individualizadas, respeitando as limitações e potencialidades dos usuários, com o objetivo de desenvolver autonomia, independência, inclusão social e melhoria da qualidade de vida das Pessoas com Deficiência (PCD). “O serviço disponibiliza acompanhamento social aos usuários e seus familiares realizado por uma equipe multiprofissonal formada por psicólogo, assistente social e cuidadores sociais”, explicou a coordenadora.
Além disso, os usuários da unidade recebem diariamente café da manhã, almoço e lanche, este último à tarde. E ainda é disponibilizado o transporte para o deslocamento dos usuários. “A Smas é responsável pela gestão e manutenção do serviço, que é uma política pública de caráter continuado. Além disso, realiza capacitação aos profissionais a fim de qualificar e aprimorar o serviço ofertado. Mas é importante destacar que o Capd conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação (SME), que é responsável pela oferta do transporte e pela alimentação fornecida aos usuários”, disse a diretora do DPES, Mariana Pimenta.

um ano de atividade do centro dia ii cris oliveira secom11

Os atendidos são divididos em dois turnos, manhã e tarde – Cris Oliveira/Secom

PARTE DA REDE DE ATENDIMENTO E PROMOÇÃO
A secretária de Assistência Social de Volta Redonda, Rosane Marques, reforçou que o equipamento faz parte da rede de atendimento e promoção da inclusão social. “Com uma equipe qualificada e uma variedade de serviços e atividades, o Capd II proporciona um ambiente acolhedor, seguro e inclusivo para pessoas com deficiência e autismo”, acrescentou.
Em 2024, a unidade iniciou o Projeto Cozinha Afetiva, que busca produzir vivências cotidianas através da culinária, aprimorando a autonomia nas tarefas da vida diária. “Outra ação desenvolvida no Capd II é a atividade com a horta, que promove a interação social, considerando que o processo de plantio e colheita de hortaliças de todas as qualidades contribui para uma alimentação saudável, sendo inseridas no cardápio dos usuários na unidade”, pontuou Rosane Cândido.


um ano de atividade do centro dia ii cris oliveira secom111

O programa visa  apoiar o autista a chegar à idade adulta com o máximo de autonomia possível – CrisOliveira/Secom

O prédio da unidade tem dois pavimentos, o andar térreo é composto por depósito, secretaria, sala da equipe técnica, salas de atendimento Teacch, sala de oficina, cozinha, refeitório e auditório. Já o segundo andar conta com sala de multimídia, sala de construção de materiais estruturados e sala de oficina.

 

 

O programa visa  apoiar o autista a chegar à idade adulta com o máximo de autonomia possível – CrisOliveira/Secom

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos