>
728x90 vacina (1)

Um ano cheio de novidades para os artesãos de Barra Mansa

Por Franciele Aleixo
bnr am aniv resende 970x150

BARRA MANSA

Os artesãos começam a colher os frutos da Carteia Nacional do Artesão. Através dela, irão participar de diversos cursos desenvolvidos através de uma parceria com o Sebrae, além da participação de diversos eventos.

O objetivo dos cursos, como a gerente de Turismo, Bella Santos, explica é capacitar às artesãs em empreendedorismo, gestão empresarial e prepará-las para a Flumisul. Os interessados participarão de uma palestra de sensibilização, atendimento ao cliente e de um plano de desenvolvimento do cliente, que visa contribuir para a compreensão de que o empreendedorismo coletivo e facilitar a superação de problemas e o atendimento a necessidades empresariais comuns, possibilitando melhorar a gestão e a competitividade de seu negócio.

Os artesão também irão participar das oficinas do SEI: Empreender, Planejar, Comprar, Vender, Controlar meu dinheiro, Formar Preço.

De acordo com Bella, em uma reunião com representantes da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), os artesãos da zona rural do município também serão cadastrados. “Vamos identificá-los e fazer um trabalho idêntico ao que está sendo realizado em áreas urbanas, todos irão trabalhar e vender suas peças. Ao longo do ano serão muitas feiras e exposições”, destaca.


Outra novidade é que foi prorrogada o tempo de permanência dos artesãos numa loja do Figorelle Shopping. “A loja da mais visibilidade e valorização ao trabalho dos profissionais. Além disso, os hotéis de Barra Mansa terão um espaço de vendas para peças artesanais com tema específico sobre a cidade. Nossa intenção é movimentar a economia criativa”, destaca Bella, acrescentando que o restaurante Sabor e Arte, localizado na Avenida Domingos Mariano, ao lado do INSS, será um ponto de vendas e de exposição de artesanatos.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico também está cadastrando as bordadeiras para que possam ter os mesmos direitos dos artesãos. “Estamos focados em achá-los, eles tem os mesmos direitos que os artesãos, através da carteira irão conseguir descontos, cursos e participar de eventos específicos”, destaca.

Artesãs elogiam

As artesãs Júlia Vieira da Silva e Cláudia Meireles estavam trabalhando no dia que a reportagem foi visitar a loja do Figorelle Shopping, de acordo com elas, as duplas de trabalho mudam a cada dia. “Na loja são expostos os trabalhos de todas as artesãs do município, é uma oportunidade de todas mostrarem e venderem seus artesanatos”, destaca Júlia.

Cláudia ressalta a dedicação das profissionais. “São peças únicas, cada uma com o seu detalhe, feitas com exclusividade pelo profissional. Quem recebe uma peça dessa pode ficar muito feliz, pois sabe da dedicação que ela foi feita”, conclui.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos