Últimos dias para saborear o 4º Circuito Gastronômico de Resende 2018

0

RESENDE 

Quem quiser saborear os diversos pratos da 4ª edição do Circuito Gastronômico de Resende 2018, precisa correr. O circuito termina nesta quarta-feira, dia 5. Ao todo são apresentados 14 pratos gourmet, preparados sob a consultoria do chef Dalton Rangel, filho da renomada culinarista Mônica Rangel. O melhor de tudo: os preços nada salgados que são cobrados por cada refeição ou sobremesa. Além disso, quem participar do circuito poderá levar para casa a edição limitada e exclusiva do evento, um prato de porcelana com uma figura de um ponto turístico de Resende estampado ao fundo.

O Circuito Gastronômico tem a proposta de incrementar o turismo no município, aumentando a procura de clientes nos estabelecimentos participantes. Para isso, o evento aposta, além do sabor e do requinte das receitas, nos preços fixados e que são bastante acessíveis, por R$ 39,90 e R$ 19,90 para pratos individuais e as sobremesas. “O Circuito Resende Gastronômico é um evento desenvolvido pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) desde 2015 e é um dos mais aguardados do calendário oficial de Resende, com o sucesso de público e de crítica. O projeto tem o objetivo de apresentar aos turistas e moradores as diversidades gastronômicas e os inúmeros atrativos turísticos de Resende e região, muitos ainda, desconhecidos do público em geral”, informam os organizadores do Circuito.

Além de saborear o melhor da comida gastronômica, os participantes ainda podem eternizar o projeto. A lembrança do Circuito são pratos criados, em edição limitada, estampadas com gravuras criadas por artistas locais especialmente para o Circuito.

Este ano o tema do Circuito é ‘Monumentos Históricos’, com artes do Hotel Leme, da Estação Ferroviária, do Palacete Maria Benedita – Rainha do Café -, e da Igreja Nossa Senhora do Rosário.

Para ganhar os pratos, os consumidores precisam consumir três nos restaurantes que fazem parte do Circuito Gastronômico. Com um passaporte, que é completado a cada três visitas nos estabelecimentos comerciais, o consumidor recebe os carimbos e automaticamente ganha um prato estampado com ilustrações dos atrativos locais como lembrança.

CHEF DALTON RANGEL

O chef Dalton Rangel é tecnólogo em Gastronomia pelo Senac Águas de São Pedro. Morou e trabalhou em Lisboa, no famoso restaurante Terreiro do Paço – na época melhor restaurante contemporâneo de Portugal. Após deixar Portugal seguiu para a Irlanda onde atuou na rede TGI Friday’s por dois anos. Em 2007 seguiu para a Tailândia onde cursou Gastronomia no renomado Hotel-Escola Blue Elephant. Atuou também em imersões na Itália e Espanha, especializando-se também nessas culinárias. Em 2008 retornou ao Brasil, quando ingressou no meio televisivo participando do primeiro Reality Show de gastronomia da televisão brasileira, o SuperChef da Ana Maria Braga na TV Globo. Conquistou o segundo lugar entre 14 participantes.

Crescido e criado em Resende, na região serrada do distrito de Visconde de Mauá, escolheu essa cidade para seu primeiro empreendimento, o Restaurante Yuca Gourmet, especializado em culinária brasileira contemporânea. Nessa mesma época recebeu um convite da Fox Channel para participar do programa Chef’s Gourmet, um sucesso de audiência e que teve seis temporadas até 2015.

Lançou recentemente seu canal de Youtube, Dalton Rangel! Os primeiros episódios são focados no resgate da gastronomia da infância do chef, que entrou na cozinha aos oito anos de idade. Lançou seu primeiro livro em 2016, mostrando uma coletânea de receitas próprias inspiradas nos diversos locais do mundo pelo que estudou /morou. Descubra mais sobre Dalton Rangel em www.daltonrangel.com.br.

 

RESTAURANTES PARTICIPANTES

CAFÉ GOURMAND

Café Gourmand: Café viennois, macaron, financier e torta do dia.
FÁBRICA DE BOLO VÓ ALZIRA

Bolo mousse de leite ninho e bolo de pote mousse de leite ninho.
SABOR & ARTE TORTERIA

Choux com creme inglês e profiteroles com ganache belga: massa choux, craquelin recheado com creme inglês coberto com açúcar confeiteiro e physalis, mais mini massas choux recheadas com sorvete de creme e coberto com ganache belga. Acompanha um café.
FORNERIA FIRENZE

Polpettone com Fettuccine Arrabiata: Polpettone recheado com mozzarella, mais fettuccine arrabiata (cebola picadinha refogada no azeite, alho batido, bacon em cubos, uma pitada de pimenta calabresa e molho de tomate).
CARAVAGGIO RESTAURANTE

Pasta con Maiale: Picanha de porco ao molho de damascos e fetuccine ao molho de salvias.

BORBULHA RESTAURANTE RESENDE

Pixinguinha: Escalope de Filé Mignon acompanhado de cebola palha e rolê de banana com queijo fundido

HAIKAI RESTAURANTE

Combo Gurumê 2018: Poke de atum com abacate spicy, flocos de arroz e molho ponzu, gunkan de salmão maçaricado com cream cheese, raspas de limão e flor de sal, tempurá de banana com ganache de chocolate
MAFFIA, INC

Maffia´s Favorite: Deep Dish recheada de muçarela, com um burger de blend bovino, cheddar, cebola caramelizada e bacon coberta com molho de tomate. Acompanha soda italiana.

TRATTORIA CUCINA ITALIANA

Paillard ao Talharim: Paillard recheado com queijo e talharim ao molho branco.

TUBAREL

Tilápia do Popeye: Filé de tilápia com molho de espinafre, arroz colorido com camarões e amêndoas torradas, banana da terra e palmito grelhado salpicado com gergelim preto torrado.

O BUTECO

Tetra Mix: Bolinho de linguiça com queijos, chips de batata doce, barriga de porco com molho barbecue levemente apimentado, pastel agridoce.
RECANTO DO TAMBAQUI

Tilápia à moda: Arroz primavera, tilápia grelhada e molho de sálvia fresca.
CRECK CREPERIA E TAPIOCARIA

Cancan do Agreste: Crepe (Queijo prato, frango, crispy de provolone, palmito, bechamel) e Tapioca (Geleia de menta e hortelã com ganache de chocolate)
PRAZERES DA GULA

Picanha Gulosa: Picanha grelhada, arroz maluco com cebola a milanesa ovo frito arroz bacon batata palha de baroa e molho de gorgonzola.