Últimas tendências em várias indústrias

0

Uma tendência é uma inclinação ou preferência para fazer determinadas coisas ou seguir determinado caminho. Isto acaba sendo um conceito muito abstrato mas que é comum a quase todas as indústrias. Se pensarmos em indústrias de moda, tecnologia, fotografia, comportamentos sociais, alimentação, games como codigo promocional sportingbet, exercício, etc. uma tendência é algo que reflete mesmo o comportamento que determinado setor ou segmento irá tomar e toda a indústria se adapta a isso para ir de encontro à tendência e preferência dos consumidores ou utilizadores.

Portanto o impacto de uma tendência é demasiado relevante num mercado ou segmento para não o levar em consideração e não agir de acordo com essa mesma tendência. Perceber qual será a tendência é que pode ser o grande desafio até já estar praticamente implementada. Vamos analisar a tendência de alguns mercados e perceber como eles as analisam:

– Moda – Aqui é onde muito provavelmente as tendências são mais faladas e apresentadas com antecedência. Sejam cores, padrões, peças com determinadas características como os decotes, exposição de pele, transparências, rasgos, etc. Por diversas vezes na moda ouvimos que a tendência é algo cíclico, uma vez que, tendem a usar algumas peças e modas que já foram tendência noutras ocasiões. Ainda assim, as tendências de estações futuras costumam estar determinadas com alguma antecedência devido à necessidade de vários mercados operarem como as marcas que produzem roupas e os próprios estilistas que tendem a enquadrar suas coleções nas tendências verificadas ou, em alguns casos, criar mesmo novas tendências.

– Redes sociais – Sim as redes sociais já foram uma tendência quando elas despoletavam como cogumelos um pouco por todo o lado na Internet. Contudo, existem diversos desafios e comportamentos que são identificados como tendências, um pouco por todo o lado. Foi o caso do tão falado “Ice bucket challenge” ou o manequim challenge que conquistaram toda a internet com uma rapidez nunca antes vista. Este tipo de tendências é mais difícil de prever e tende a ser comentada e partilhada com mais frequência pelos influenciadores digitais mas, muitas vezes, isso só acontece quando essa tendência já está bem espalhada. Ainda assim é a melhor maneira de prever esse tipo de tendência que, por si só já é uma, ou seja, o observar e consultar influenciadores de opinião para sabermos o que fazer em determinada situação ou apenas porque gostamos. Algo que também não existia antes e atualmente é uma das maiores tendências para todos os usuários de internet e, especialmente, os gamers.

– Alimentação – Aqui, nos últimos anos, vamos assistindo a uma tendência por comidas saudáveis e que façam bem ao organismo com o mínimo de prejuízo para os habitats naturais e os próprios seres vivos do planeta. A crescente preocupação com a saúde leva a uma tendência de se procurar comida mais saudável e esse tipo de tendência é fácil de verificar por vários comportamentos como as pesquisas online, os sites e canais de culinária, restaurantes e até o número de pessoas que entra em academias.

– Fotografia – Aqui é muito provavelmente uma das mais difíceis áreas de se identificar uma tendência atualmente. Isso porque com a evolução tecnológica quase todos os celulares têm uma câmera boa ou muito boa mesmo e quando dantes apenas câmeras profissionais tiravam certo tipo de fotos, hoje isso é possível com quase todos os equipamentos. Assim se torna mais difícil de identificar até porque com tantos filtros adicionados quase diariamente se torna complicado de observar um padrão ou tendência exactos. Ainda assim fotografias a preto e branco, com filtros ou sem, de natureza, de pessoas, de caras e de tentar captar sentimentos foram as grandes tendências do último ano.

– Tecnologia – Já passámos por diversas tendências e basta olharmos para nossos celulares e pensarmos nos primeiros que tivemos e vemos como essas tendências mudaram. Dantes os celulares tinham a tendência de serem cada vez mais pequenos e apenas com espaço para determinados jogos e muitos contactos. Actualmente os celulares têm vindo a crescer de tamanho para que possamos usufruir de toda a qualidade das telas mas também muito mais espaço e capacidade para armazenar todo o tipo de coisas que queiramos. Ainda assim atualmente a tendência mais comum passa por um equipamento que consiga fazer e substituir quase todos os outros equipamentos de tecnologia e também que tenham a capacidade de integrar a realidade virtual que está em franco crescimento. Mas o mesmo é válido para quase todas as outras tecnologias e gadgets.

Ou seja, é uma tarefa algo complicada de definir e identificar uma tendência mas a verdade é que elas regem o comportamento das marcas e, especialmente, dos consumidores mesmo que, por vezes, estes não se apercebam da sua influência e as marcas considerem complicado de as identificar.

por: Cesar Cunha

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !