SUL FLUMINENSE
A última semana do inverno será quente no Rio de Janeiro e no Sul Fluminense. Isso porque está prevista uma nova e intensa onda de calor que pode fazer com que as cidades batam um novo recorde de temperatura. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), no domingo, dia 17, cinco cidades da região ficaram entre os 19 municípios que registram as maiores temperaturas do Estado, são elas: Resende, Três Rios, Paraty, Rio Claro e Valença. Para próxima semana, a previsão não é diferente e os termômetros podem chegar a marcar 40º graus.
De acordo com meteorologistas, essa nova onda de calor é consequências da atuação de um bloqueio atmosférico que impedirá a chegada de frentes frias nos próximos dias, comuns para o período. Com isso, a maior parte do Brasil terá uma prolongada sequência de dias ensolarados e temperaturas acima do normal para essa época do ano, como aconteceu em agosto.
No próximo sábado, dia 23, às 3h50min pelo horário de Brasília, começa oficialmente a primavera. E o tempo também não será diferente, segundo os especialistas, o ápice desse calor está previsto para o próximo final de semana, entre os dias 23 e 24 de setembro, com destaque para as capitais como Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro.
A previsão para esta semana em Barra Mansa, Volta Redonda, Piraí, Barra do Piraí, Resende, Porto Real e Quatis é de que os termômetros marquem no mínimo 17º graus e no máximo 39º graus. Já em Pinheiral a mínima também é de 17º graus, porém a máxima é de 40º graus, no domingo, dia 24. Rio Claro a mínima é de 17º graus e a máxima de 38º. Angra dos Reis a mínima é de 21º graus e a máxima 34º graus. Itatiaia a mínima é de 18º graus e a máxima 39º graus e Paraty pode marcar 21º graus e chegar até 36º graus.