UGB-FERP realiza a XIII Jornada de Iniciação Científica

0

VOLTA REDONDA

O Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB-FERP) realizou nos dias 23, 24 e 25 a XIII Jornada de Iniciação Científica (JORNIC) e o III Fórum dos Cursos de Pós-Graduação, com o tema “Iniciação Científica: conhecer para transformar”. O evento, coordenado pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (PROPPEX), aconteceu nos campi Barra do Piraí, Nova Iguaçu e Volta Redonda.

A abertura aconteceu no Auditório Milton Carlos, no campus Volta Redonda, e contou com a presença do reitor Dr. Geraldo Di Biase Filho, do pró-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, Dr. Francisco Sampaio, do pró-reitor Administrativo, Osvaldir Denadai, e da pró-reitora de Assuntos Acadêmicos, Elisa Alcantara. A solenidade teve ainda uma atividade cultural, com um número musical com alunos do curso de violão do Projeto Arte e Cidadania, do Centro Cultural, do campus Barra do Piraí.

Após a solenidade teve a apresentação dos trabalhos (comunicação oral) em salas de aula e no hall do acesso A (pôster). Coordenadora da Jornic, a professora Lúcia Costa destacou que o objetivo da Jornada Científica é despertar a vocação para os campos das ciências e carreiras tecnológicas, incentivando talentos potenciais entre alunos de graduação e pós-graduação (Lato Sensu), mediante a participação em projetos de investigação científica; qualificar o corpo discente de graduação para ingresso nos programas de pós-graduação e aprimorar o processo formativo de profissionais para atuar nos diversos setores da sociedade; incentivar professores pesquisadores a engajarem alunos de graduação e pós-graduação (Lato Sensu) no processo de investigação científica, aprimorando a capacidade da instituição a formação de profissionais altamente qualificados.

O reitor Dr. Geraldo Di Biase Filho lembrou que ao longo dos seus 50 anos, a Fundação Educacional Rosemar Pimentel (FERP), mantenedora do UGB-FERP, vem trabalhando incansavelmente na garantia de seus objetivos e o compromisso com a sociedade. “Hoje, na sua décima terceira edição, a JORNIC consagra as suas metas que vão além da pura exposição dos trabalhos de pesquisa desenvolvidos pelos alunos do UGB. Esta jornada, nos últimos anos, tem sido de grande valia para identificar vocações e estimular a formação de alunos para a pesquisa, contribuindo assim para a difusão do conhecimento científico não apenas no UGB, mas em toda a região onde o UGB está inserido”.

Haverá uma premiação ao melhor trabalho, no valor de R$ 1,2 mil, que é o Prêmio Reconhecimento Científico Geraldo Di Biase, e os cinco melhores trabalhos de cada área do conhecimento receberão Menção Honrosa. A entrega da premiação aconteceu ontem no campus Volta Redonda.

error: Conteúdo protegido !