VOLTA REDONDA
Acontece nesta sexta-feira, dia 12, em Volta Redonda, a inauguração do Cluster Mildred, do Centro Multiusuário de Computação de Alto Desempenho (CEMUCAD) – Divisão de TI do VCX, da Universidade Federal Fluminense (UFF), Campus Aterrado. A cerimônia de inauguração vai acontecer das 9h40min às 17 horas, na Rua Desembargador Ellis Hermydio Figueira, 783, no bairro Aterrado. A cerimônia de inauguração do CEMUCAD, com cinco supercomputadores, será no Auditório 302C, Bloco C, no 3º andar, e contará com a presença de autoridades e pesquisadores.
O professor da UFF, Rodrigo Garcia Amorim, informou ao A VOZ DA CIDADE que o CEMUCAD, terá o mais novo supercomputador adquirido com verba da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FEPERJ), projeto temático que surgiu como um grupo de pesquisa da UFF de Niteroi e Volta Redonda. “Na ocasião resolvemos centralizar os computadores em um local em que todos tivessem acesso e maior poder computacional e que minimizasse os custos de administração e de infraestrutura”, informou o professor.
Rodrigo explicou ainda, que a concepção foi feita por ele, que é da UFF, e pelo setor de informática da instituição Edgar Eller e Leandro Coutinho. Relatou também que utilizam os supercomputadores mais de 50 pesquisadores das instituições, tais como mestrandos, doutorandos, pesquisadores e professores das referidas instituições. Disse também que o objetivo é resolver problemas de Física e nanotecnologia que não são possíveis resolver em computadores convencionais, pois demandam um poder computacional muito grande. Rodrigo, além de professor da UFF/VR, é membro e uns dos idealizadores do CEMUCAD.


