VOLTA REDONDA
O Centro de Modelagem e Computação de Alto Desempenho (CEMUCAD), da Universidade Federal Fluminense (UFF) em Volta Redonda, iniciou o processo de visita técnica e educativa às suas instalações. A primeira visita aconteceu nesta quarta feira, às 14h, destinada aos alunos selecionados do ensino médio com as melhores notas em matemática. Participaram 32 estudantes de Volta Redonda e Barra Mansa, Passa Três, distrito de Rio Claro,sendo um de cada escola. A visita teve início com uma palestra do professor Miguel Adriano Koiller Schnoor sobre a matemática no mundo da pesquisa e no desenvolvimento em supercomputação.
O tema da aula foi “Por que fazer Matemática Computacional na UFF”. Logo após, aconteceu a palestra “Supercomputação: passado, presente e futuro”, onde o professor Rodrigo Amorim falou sobre os primeiros computadores e sobre as descobertas dos transistores. “É importante destacar que o processador tem bilhões de transistores hoje, e que temos uma previsão de que em 2036 não tem como diminuir mais o tamanho do transistor, que ficará num tamanho atômico, exigindo uma mudança de paradigma na computação geral e no desenvolvimento de novas tecnologias”. Amorim falou ainda sobre os computadores mais rápidos do mundo e mostrou as configurações de um dos computadores do cemucad.
Os estudantes visitaram os supercomputadores no data center e tiveram a oportunidade de interagir com pesquisadores e estudantes da UFF envolvidos em projetos científicos. O estudante Rafael Ferreira Lugão, do colégio Piauí-Brasil-França, disse que foi uma experiência interessante e muito informativa. A estudante Iara Magalhães do colégio estadual Guanabara, destacou a importância de saber que existe esse caminho. “ A maioria dos estudantes nem sabe que podemos estudar aqui e que a matemática tem tantos empregos bons além da sala de aula”.
Segundo o professor Rodrigo Amorim, coordenador do Cemucad, a partir desse primeiro encontro todas as escolas da região podem agendar visitas coletivas. “Nós desejamos que as escolas nos procurem para agendar visitas e dar oportunidades dos estudantes conhecerem não só os equipamentos e o campus, mas terem contato com o nosso trabalho e todas as possibilidades de carreiras promissoras que podem ser acessadas estudando na Universidade Federal Fluminense, como matemática, computação, TI e muito mais”. Durante o evento todos receberam o kit visita, com brindes, camisa, livros, além de um Coffe Break.