UBM lança Pós-Graduação em Processos Siderúrgicos

0

BARRA MANSA

O Centro Universitário de Barra Mansa (UBM) abre as inscrições para o curso de Pós-Graduação em Processos Siderúrgicos. O lançamento do curso aconteceu na última semana reunindo especialistas da área, representantes da instituição e convidados.

O curso tem a duração de 20 meses e será realizado no UBM campus Cicuta, às 6ª feiras das 18 às 22 horas e aos sábados de 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas,  quinzenalmente. Ex-alunos têm 20% de desconto. O aluno passará por um processo seletivo que incluirá a seleção de currículo, testes de inglês e redação, além de uma entrevista a ser agendada.

O coordenador do curso, o professor  Danilo Guelli Gonçalves de Oliveira destaca a necessidade de criar a especialização surgiu para ampliar as opções de mercado na capacitação sobre metalurgia e para agregar valor à mão de obra de outras especialidades, adequando às necessidades das indústrias da região. “Hoje nós percebemos que, cada vez mais, engenheiros que não têm formação metalúrgica tem se aproximado de cargos que deveriam ser ocupados por metalurgistas. Nós temos tidos engenheiros mecânicos, engenheiros eletricistas, engenheiros de produção assumindo postos que no passado eram assumidos por um engenheiro metalúrgico. Então, a ideia que está por trás da pós-graduação é poder capacitar esse profissional que não tem a formação metalúrgica, transmitindo a ele conhecimentos básicos sobre o processo de fabricação, transformação e o uso do aço”, explicou.

Ainda, de acordo com o coordenador, além de engenheiros ligados às áreas com forte componente comum relacionado ao conteúdo, o curso também procura ampliar as oportunidades para profissionais de outras áreas, como arquitetos e tecnólogos, oferecendo-lhes domínios adicionais em processos metalúrgicos, de materiais e em meio ambiente. “Pesquisamos muito e sentimos a necessidade de demanda do mercado em ter profissionais com essa especialização. O curso é bastante focado em aplicações práticas do conhecimento teórico. Nele, o estudante não ficará apenas discutindo os fenômenos, mas conseguirá entender como aqueles fenômenos se aplicam nos problemas reais da indústria. Acredito que isso seja um grande diferencial da nossa pós”, ressaltou.

E apesar da crise econômica ter atingido a indústria de base, Danilo salienta que profissionais que se capacitarem agora terão certamente mais chances quando a economia se estabilizar. “O país hoje está parado, mas o que nós apostamos é que não vai ficar assim para o resto da vida, uma hora vai chegar o ponto de inflexão. Então, a ideia é que o profissional que não tenha essa formação se capacite agora para que quando o país sair desta crise, ele esteja apto a ocupar esse espaço que vai ser gerado pelo crescimento”, disse.

Deixe um Comentário