UBM lança MBA em Lean Management; inscrições estão abertas

0

BARRA MANSA

Com previsão de início para o próximo sábado o Centro Universitário de Barra Mansa (UBM) lança o novo MBA em Lean Management. Como parte do lançamento do novo curso, a instituição realizou a palestra ‘Lean Enterprise Six Sigma: Uma estratégia para vencer em mercados competitivos’. Para falar sobre o assunto com propriedade, a instituição recebeu o professor Messias Borges Silva, que é engenheiro, professor, mestre em Qualidade, doutor em Engenharia Química e acadêmico da Academia Brasileira da Qualidade (ABQ).

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site web.ubm.br, onde também podem ser encontrados mais detalhes sobre a especialização. Demais informações pelo telefone (24) 3325-0247 ou pelas redes sociais do UBM.

O Lean Six Sigma trata da união de duas filosofias: Lean, que compreende a eliminação de desperdícios e a otimização de processos, e a Six Sigma, que é uma estratégia de gerenciamento de negócios para melhorar o desempenho nos processos administrativos, de produção ou de manufatura.

Durante sua fala, o professor destacou o impacto da aplicação desta metodologia como uma estratégia para atuar em mercados competitivos. “O Lean é algo que ajuda a combater toda e qualquer forma de desperdício (de tempo ou materiais). Ao olharmos o desperdício como algo que está presente em nossa vida, conseguimos combatê-lo e evitar gastos e processos desnecessários. É preciso saber agir, ter capacidade para mudar os processos e buscar a essência do problema. Os benefícios que isso traz são muito significativos”, explica Messias.

O professor ressaltou que estes conceitos são imprescindíveis para uma gestão eficiente e não funcionam apenas em áreas de manufatura ou indústria, mas também se aplicam muito bem na área administrativa. “Por exemplo, na área de Saúde, hoje, temos conceitos do Lean em hospitais, e o resultado é um tempo menor de espera e processos mais ágeis. Tanto quem aplica [as empresas]quanto quem recebe o serviço [usuários] só tende a ganhar”, pontuou.

Sobre o curso

O MBA em Lean Management é o mais novo curso de pós-graduação do UBM.  O curso compreende a gestão enxuta, o lean office e o lean six sigma, metodologias que contribuem para a melhoria da produtividade nas empresas por meio do combate ao desperdício, reorganização interna, padronização e outras ações para melhorar a competitividade no mercado.

UBM recebe mudas de plantas nativas da região para reflorestamento

Na última semana, o UBM e o Colégio UBM receberam por meio do Programa Ambiental Gaia (PAG) 400 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, cedidas pela Gerência Ambiental da Light. O objetivo é de enriquecer o bosque da instituição com espécies para compor um habitat para a fauna de aves, répteis e mamíferos característicos do bioma.

A expectativa é de que, até o final do ano, sejam plantadas 1.200 mudas de árvores nativas. Além de criar habitats, a área florestada também colabora com o sequestro de carbono – que é um processo de remoção de gás carbônico da atmosfera – e com a criação de um microclima no centro de Barra Mansa. Por consequência, ajuda também a amenizar as altas temperaturas registradas no vale do Paraíba fluminense.

O PAG pretende articular com os alunos do Colégio UBM, por meio do Projeto Floresta Escola UBM, o plano de manejo, o estudo das espécies, a análise de impacto e o processo de plantio por meio de técnicas agroflorestais, além da construção em bambu de viveiros e estufas para armazenamento das plantas.

De acordo com o professor André Moreira, um dos idealizadores do PAG, “essas mudas vêm reforçar a parceria com a Light e também enriquecer ainda mais o ambiente natural para que os alunos possam estar aprendendo ao ar livre. O que nós estamos investindo em 2019 é a pedagogia ao ar livre”, explicou.

O reitor do UBM, Dr. Leandro Chaves, recebeu um exemplar do guapuruvu, como símbolo do projeto de expansão do Bosque Ecológico do UBM. Dentre as mudas estão diferentes espécies como monjolo, guarapa, saguaraji, asa de barata, jequitibá, amora, cedro-rosa, acácia-ferrugem, ipê cinco folhas, açaí, entre muitas outras, inclusive o ipê-roxo-bola, espécie ameaçada de extinção.

Reitor do UBM, Dr. Leandro Chaves, recebeu um exemplar do guapuruvu//Divulgação

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !