Tutuca diz que manterá como prioridade de mandato ampliação da qualificação

Por Andre

Na série “Eleito, e agora?”, feita pelo A VOZ DA CIDADE, o deputado estadual reeleito com 49.952 votos para seu terceiro mandato, Gustavo Tutuca (MDB) fala das conquistas de seu trabalho e como pretende trabalhar na nova legislatura, que se inicia em 2019. Tutuca disse que está na política por acreditar que através dela pode melhorar a vida das pessoas. E, mesmo a política estando em um momento difícil de credibilidade colocada à prova, não desiste. “Acredito de verdade que a política bem feita pode melhorar a vida das pessoas”, citou.

O MDB foi o partido que perdeu a liderança da maioria tanto na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), quanto na Câmara Federal. Questionado sobre isso, Tutuca afirmou que permaneceu no partido por acreditar em sua importância na história do país. “E precisamos entender que o partido é composto por pessoas, e existem aquelas que erram e acertam. Acredito que será um momento agora de oxigenação que teremos”, disse.

Segundo Tutuca, os seus dois mandatos foram muito diferentes um do outro. O primeiro o país vivia uma situação econômica muito favorável, com emprego em crescimento e favorecia as realizações. Pela primeira vez ele deixou a Alerj e foi assumir a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, onde conseguiu ampliar a rede das escolas da Faetec, principalmente na região, com mais de 20 escolas criadas ou reformadas em sua primeira passagem pela secretaria. Já no segundo mandato, quanto teve a oportunidade de deixar também a Alerj para secretaria, o esforço foi para otimizar os recursos para manter o que fosse possível funcionando. “Na Alerj, depois que retornei, trabalhei muito para aprovação de medidas que permitiram a recuperação fiscal do estado, que teve como símbolo maior a retomada do pagamento em dia dos salários dos servidores e dos serviços essenciais”, disse Tutuca que é presidente da Comissão de Orçamento e líder de governo.

Tutuca diz que não se incomoda com o fato de ter deixado por alguns períodos a cadeira na Alerj para assumir uma secretaria de estado e acredita que nem mesmo a população. Para ele, ser secretário representa ainda mais para a região, pois existe ainda a força política do mandato, que é agregada com maior poder de realização que uma secretaria oferece.

META DE TRABALHO

O deputado estadual reeleito afirmou que pretende continuar como bandeira de trabalho a luta pela qualificação profissional e ensino técnico. Ele lembrou que foi professor da Faetec e viu dentro da sala de aula o quanto um curso de qualificação faz diferença na vida das pessoas. Tutuca destacou que não descansará até que todos os municípios tenham uma escola de qualificação.  Na região, segundo ele, apenas Itatiaia não possui. Em Quatis está em via de ser inaugurada. Além disso, pretende continuar defendendo os assuntos da região.

“O grande desafio para o próximo mandato tem que ser geração de emprego porque assim amenizamos diversos problemas, melhora a situação da segurança, da educação, da saúde. O crescimento econômico tem que ser a mola mestre de todo esse trabalho. Perseguir alternativas e criar condições na região”, afirmou Tutuca.

Dentre as realizações neste mandato, Tutuca fez questão de ressaltar a emenda de R$ 42 milhões destinada por ele para a abertura do Hospital Regional. Agora, outro foco será prosseguir para ampliação dos serviços do hospital, que funciona atualmente com 30% de sua capacidade. Ele estima que será preciso mais de R$ 30 milhões somente para terminar de equipar, além do recurso para custeio que tem que partir do Estado e União.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos