RIO
O candidato ao governo do Rio de Janeiro pela coligação “A Força que Vem do Povo” (PODEMOS-REDE-PR-PPL), Romário, falou hoje sobre turismo em caminhada pelas ruas do Centro do Rio de Janeiro. Na Lapa, um dos principais pontos turísticos da cidade, o candidato destacou a importância da presença de visitantes no estado para a economia.
“O turismo representa 4% do PIB do estado. Mas hoje temos três mil quartos de hotéis vazios e botecos e restaurantes famosos que perderam a sua frequência pela falta de turismo. O que a gente tem que fazer é resgatar o turismo e levar os visitantes para outras regiões, principalmente para regiões já conhecidas e conceituadas como a Região dos Lagos e a Região Serrana”, disse.
A crise econômica contribuiu para a queda no número de visitantes no estado. No entanto, o candidato ressaltou que a falta de segurança também foi decisiva para afastar turistas do Rio de Janeiro. “A falta de segurança e principalmente essa péssima gestão que os últimos governos vêm fazendo, influenciaram na queda do turismo. A gente vai resgatar isso. A gente tem que diminuir a violência, fazer parcerias com os municípios e devolver à população e ao turista a vontade de vir ao Rio”, disse.
Na Lapa, por exemplo, houve uma queda de 40% na número de frequentadores no local após os Jogos Olímpicos de 2016.
Para garantir a segurança de quem mora e frequenta a Lapa e o Centro, Romário garantiu que irá manter o programa Centro Presente, uma parceria do governo do estado com a Fecomércio. “O que está dando certo, no meu governo a gente vai continuar. A intenção é expandir. Dentro desse efetivo que a gente vai ter com a diminuição das UPPs nós vamos ter mais homens para continuar fazendo uma segurança que vem dando certo”, conclui.