ANGRA DOS REIS
Com a chegada das altas temperaturas, tem início também a temporada dos cruzeiros. A cidade já está se preparando para receber cerca de 240 mil turistas e já conta com 60 cruzeiros programados, com a primeira visita prevista para 10 de novembro.
De acordo com o presidente da TurisAngra, Marc Olichon, toda a cadeia turística precisa se preparar para receber esses turistas e proporcionar uma experiência única em Angra dos Reis. “Estamos fazendo os ajustes finais, discutindo todo o impacto que os navios geram na cidade, injeção de empregos, movimentação econômica. Um estudo da Fundação Getúlio Vargas ponta que cada turista gasta cerca de R$ 600, ou seja, nesta temporada que segue até abril, serão mais de R$ 140 milhões injetados na economia. Cerca de 18% dos turistas que recebemos na temporada passada eram cruzeiristas, é um dado muito significante”, cita, informando que este estudo demonstra onde o dinheiro é gasto, seja em presentes, comércio, gastronomia ou ainda transporte.
Marc ainda destaca que na temporada passada a cidade já recebeu um grande fluxo de turistas. “Tudo funcionou muito bem sem intercorrência, temos estrutura para receber até dois navios no mesmo dia. A preparação envolve muitos setores, desde a logística a recepção, o policiamento é reforçado. As operadoras de turismo, comerciantes recebem orientações e treinamentos durante todo o ano para receber bem esse turista. O cruzeiro é uma ‘degustação’ do município, ao descer do navio, o turista passa cerca de oito horas na cidade e precisa ter boa impressão e querer voltar, estamos trabalhando no turismo terrestre, com visitas ao Caminho do Ouro, cachoeiras, tour guiado histórico e religioso, além de visitas a Aldeia Guarani”, disse.
5º Fórum da Associação Internacional de Linhas de Cruzeiro
Na última semana a TurisAngra patrocinou e participou do 5º Fórum da Associação Internacional de Linhas de Cruzeiro (Clia), que aconteceu na Confederação Nacional de Municípios, em Brasília.
No evento foram apresentadas as novidades e as perspectivas para a nova temporada de cruzeiros que está prestes a começar. Autoridades e grandes executivos do mercado de cruzeiros estiveram reunidos para debater e refletir sobre as tendências e os desafios para o desenvolvimento do setor no país. “No fórum, nos preparamos para a maior temporada de cruzeiros do Brasil, que terá início em novembro e terminará em abril de 2024. Isso é muito importante, pois terá um impacto único na economia das cidades, gerando mais de 75 mil empregos diretos e indiretos em toda a cadeia turística”, explica Olichon, que destaca que a temporada de 2025 já está sendo pensada.
Também foram apresentados no fórum os números oficiais da temporada 2022/2023, no estudo feito pela Clia Brasil, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Além disso, o evento contou com painéis e debates sobre sustentabilidade, regulação, portos e infraestrutura, terminais de passageiros e novidades entre os destinos que recebem os navios.