28º BPM de Volta Redonda já está sob o comando da tenente-coronel Luciana Rodrigues de Oliveira

0

A tenente-coronel Luciana Rodrigues de Oliveira, que deixou o Batalhão de Policiamento em Área Turística, no Rio de Janeiro, assumiu no final da manhã desta segunda-feira, 21, o comando do 28º Batalhão da Polícia Militar (BPM), em Volta Redonda. Ela, que é a primeira mulher a comandar a unidade, que atende as cidades de Volta Redonda, Barra Mansa, Pinheiral e Rio Claro, assumiu o lugar do tenente-coronel Júlio César Veras, que já está no Batalhão Especial de Polícia, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio. Há dez dias, o comando do 28º BPM estava sob a direção do major-PM Anderson Araújo da Silva, que passou o cargo para a nova comandante.

A cerimônia de transmissão de cargo foi na sede da corporação no bairro Voldac, foi presidida pelo comandante coronel Cleber Silva Maia, do 5º Comando de Policiamento de Área (5º CPA).

Aos jornalistas a comandante explicou que, como a primeira mulher a comandar o 28º BPM será mais um desafio para ela, mas que fará de tudo para desempenhar as suas tarefas, como sempre. Lembrou que, como já trabalhou em Resende, conhece a área e mesmo assim já fez estudos das três cidades que o BPM atende, Volta Redonda, Barra Mansa e Pinheiral. Para isso, ela conta com um contingente de cerca de 600 policias. Garantiu ainda que irá atuar com a finalidade de combater todos os tipos de crime. Para isso, precisa da ajuda da população. “Como já atuei aqui na região, sei que a população é hospitaleira e, com certeza nos ajudará no nosso trabalho com as denúncias”, declarou a nova comandante.

A nova comandante ressaltou ainda que é uma grande honra assumir o 28º BPM e retornar ao interior do Estado. “Aqui sinto uma cumplicidade entre os policiais e a comunidade. Isso é importante para a eficácia do trabalho. Isso que vejo aqui não vi no Rio de janeiro. E lá está precisando disso”, disse a nova comandante.

PRESENTES NA CERIMÔNIA

Além do prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, estiveram presentes na cerimônia de troca de comando os prefeitos de Barra Mansa, Rodrigo Drable, e do de Rio Claro, José Osmar, o delegado adjunto da 93ª Delegacia de Polícia de Volta Redonda, Rodolfo Atala, e o comandante do 33º BPM de Angra dos Reis, tenente-coronel Marcelo Martins, representantes da Guarda Municipal de Volta Redonda, do Conselho Municipal de Segurança de Volta Redonda (CMSP), do Poder Judiciário, associações de moradores e outros.

O evento contou ainda com a presença dos prefeitos de Rio Claro, José Osmar, e Barra Manda, Rodrigo Drable, municípios assistidos pela mesma unidade, além de representantes de outras forças de segurança como a Guarda Municipal e a Polícia Civil, do Conselho Municipal de Segurança de Volta Redonda e do Poder Judiciário.

Segundo destacou o prefeito Samuca Silva, a nova gestão do 28º BPM, assim como aconteceu na 93ª DP, sob a titularidade do delegado Franquis Dias Nepomuceno, deve facilitar a interlocução entre as forças de segurança no município. Garantiu que a segurança da população é responsabilidade de todos e que a estrutura da prefeitura está à disposição das forças do Estado.

PROJETO CERCA INTELIGENTE

Samuca falou do projeto Cerca Inteligente, que será desenvolvido ainda neste ano pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em parceria com a Empresa de Processamento de Dados (EPD) e prevê o vídeomonitoramento de todas as entradas e saídas, além das principais vias, de Volta Redonda.

Ela já confirmou para amanhã uma reunião entre as forças de segurança que atuam no município. “Foram convidados a comandante do 28º BPM, o delegado da 93ª DP e representantes do 5º CPA, da 5ª Região Integrada de Segurança Pública e outros. O encontro vai debater políticas de segurança pública para a cidade. Quero unir as forças de segurança e colocar a prefeitura de Volta Redonda à disposição dos órgãos para colaborar no que for preciso”, finalizou o prefeito.

 

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !