RESENDE
O 37º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Resende e o 28º BPM de Volta Redonda estão com novos comandos. A posse dos novos comandantes aconteceu na sexta-feira. No 37º BPM, responsável pelo policiamento ostensivo da Região das Agulhas Negras, formada pelos municípios de Resende, Itatiaia, Porto Real e Quatis, a tenente-coronel Luciana Rodrigues de Oliveira, assumiu o lugar da tenente-coronel Andréia Ferreira da Silva Campos, que vai comandar o 28º Batalhão de Polícia Militar de Volta Redonda que cobre ainda as áreas dos municípios de Barra Mansa, Pinheiral e Rio Claro. O rito de passagem de comando aconteceu no período da manhã, no pátio do Batalhão, no bairro Campo de Avião. Já em Volta Redonda, a passagem de comando ocorreu no período da tarde, quando a tenente-coronel Andréia Ferreira da Silva Campos assumiu o cargo.
A posse nos dois batalhões foi dada a nova comandante pelo novo chefe do 5º Comando de Policiamento de Área (CPA), com sede em Volta Redonda, o coronel Ricardo Arlem de Gouvea Mattos. Coronel Arlem, é oriundo do 14º BPM de Bangu e assumiu o lugar do comandante Cléber Silva Maia, que foi transferido para a Diretoria Geral de Pessoal (DGP), no Rio de Janeiro.
A solenidade no Batalhão de Resende contou com a participação do juiz titular da 1ª Vara Cível de Resende, Marvin Moreira; do deputado federal Delegado Antônio Furtado; do vice-prefeito de Resende, Geraldo da Cunha (DEM); do prefeito de Quatis, Bruno de Souza (MDB); vereadores e outras autoridades da cidade e de Itatiaia, Porto Real e Quatis.
A tenente-coronel Luciana Oliveira, que conhece bem a região das Agulhas Negras, uma vez que já trabalhou por nove anos no 37º BPM, disse que quer trabalhar em parceria com a sociedade e a Polícia Civil. “Sem o apoio da sociedade é impossível trabalhar. Várias ocorrências que fizemos no 28º BPM foi com ajuda da comunidade. Ela nos ajuda com denúncias e até passando informações. Por isso quero contar com este apoio também aqui em Resende. A integração das Polícias Militar e Civil também é primordial. Só conseguimos bons resultados quando trabalhamos em parceria e as Polícias Militar e Civil precisam andar juntas”, comentou a nova comandante, destacando que entre as metas a serem atingidas é proporcionar mais segurança para a população das Agulhas Negras.“Toda vez que assumimos um comando, verificamos o que deu certo na gestão anterior. O que foi bom darei prosseguimento porque time que está ganhando a gente não muda. Aquilo que puder aprimorar vou fazer. E o não deu certo, vou tentar corrigir de outra forma para dar melhor segurança para a cidade. A nossa maior missão é a vida do cidadão e da sociedade. Estamos no interior e aqui é uma situação diferente. São cidades que temos que ter uma atenção diferenciada de outros locais. Me empenhei muito no 28º BPM para que conseguisse dar uma sensação de segurança para a população. Saio com a sensação de dever cumprido. Espero fazer o mesmo pelas cidades de Resende, Itatiaia, Porto Real e Quatis”, ressaltou.
Luciana Oliveira também quer implantar projetos visando a prevenção ao tráfico de drogas na área do 37º BPM. “O tráfico de drogas sempre será combatido pelas nossas policiais. Este é um mal que leva os nossos jovens, crianças e até vidas. Quero tentar fazer um trabalho preventivo junto com a sociedade, escolas, Poder Judiciário visando à prevenção as drogas como fiz no 28º BPM. A proposta é realizar palestras nas escolas sobre ato infracional e medidas socioeducativas. A equipe do policiamento escolar ia nas unidades escolares e conversavam com alunos do ensino fundamental e médio. Enquanto eu ministrava palestras para os professores e diretores de várias escolas da rede pública e particulares. Quero implantar estes projetos nas Agulhas Negras”, explicou a comandante
MISSÃO CUMPRIDA
A tenente coronel Andréia Campos disse que passou o comando do 37º BPM com a missão cumprida. Ela destacou a redução dos índices criminais na região das Agulhas Negras. “Foi uma missão trabalhosa, mas com a certeza do dever cumprido. Neste último semestre reduzimos todos os índices criminais na área do 37º BPM. Isso nos enche de orgulho. É um trabalho de nossa tropa que diuturnamente esta nas ruas. Por isso, mais uma vez o 37º BPM foi contemplado pelo Instituto de Segurança Pública pelo cumprimento das metas”, relatou Andréia.
A nova comandante ainda comentou que a proposta para a área do 28º BPM será combater todos os tipos de delitos. “O tráfico de drogas, o roubo de rua que abrange todo tipo de roubo, entre eles, a transeuntes, celular, coletivos, além de homicídios. Acho que são índices criminais que mais atingem nossa população de bem. Vamos trabalhar em cima destes três indicadores criminais para conquistar a vitória no final de mais este trabalho”, disse a tenente-coronel Andréia que também acredita no apoio da sociedade. “Quero trabalhar com o apoio da comunidade. Credito muito o sucesso que tive no comando do 37º Batalhão de Resende o apoio da comunidade organizada. As associações de moradores, os prefeitos, Câmara de vereadores, são importantes para o trabalho dar certo”, finalizou.
Após a solenidade de posse, a tenente-coronel Luciana Oliveira inaugurou a foto da tenente-coronel Andréia Campos, na galeria de fotografias dos ex-comandantes do 37º Batalhão da Polícia Militar.