Barra Mansa
Uma operação conjunta entre policiais militares do 28º BPM e agentes da 90ª Delegacia de Polícia resultou na prisão de um jovem de 19 anos e na apreensão de dois menores, de 17 e 15 anos, por envolvimento com o tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo, na tarde de quinta-feira, 15, em Barra Mansa.
A ação, realizada de forma integrada entre o Grupamento de Ações Táticas (GAT II) e a 90ª DP, teve como base o cumprimento de um mandado de busca e apreensão expedido pela 1ª Vara Criminal do município, sendo cumprido no endereço situado na Rua Dr. Amadeu José Barroso, no bairro Boa Sorte. No local, que abriga quatro casas no mesmo terreno e é habitado por membros da mesma família, os policiais encontraram diversas quantidades de entorpecentes, uma arma de fogo e munições.
Durante as buscas, um rapaz de 19 anos foi flagrado com uma pistola 9mm com numeração raspada e oito munições intactas, localizada embaixo de um armário na cozinha. Apesar de inicialmente negar a posse, ele afirmou que assumiria a responsabilidade para proteger outras pessoas da família. Em continuidade à operação, foram localizados dois menores, um de 17 anos e outro de 15. No quarto do adolescente mais velho, foram encontrados dois tabletes de erva seca prensada e sacolés vazios. Já o mais novo estava nos fundos do quintal, cuidando de cavalos.
Em um bambuzal existente nos fundos da propriedade, os policiais localizaram uma sacola contendo 115 pinos de cocaína, 17 tabletes de maconha, 31 trouxinhas da mesma substância, 189 tiras pequenas da droga, 100 sacolés vazios e 10 munições calibre 380, além de quatro celulares.
Após perícia preliminar, constatou-se a existência de 1,150 kg de maconha e 120g de cocaína. O jovem de 19 anos foi autuado por tráfico de drogas, associação para o tráfico e posse ilegal de arma, sendo constatado ainda um mandado de prisão em seu desfavor por homicídio. O menor de 17 anos foi apreendido por ato infracional análogo aos crimes de tráfico e associação. O adolescente de 15 anos foi liberado após ser ouvido, mediante termo.