VOLTA REDONDA
Agentes do 28º Batalhão de Polícia Militar (BPM) detiveram na noite de domingo, dia 1° de outubro, por volta das 20h20min, dois homens, de 33 anos, ambos, e apreenderam um menor, de 15, com uma pistola e drogas, no bairro Siderlândia. A Polícia Civil disse nesta segunda-feira, 2, que investiga se eles têm envolvimento com o triplo homicídio ocorrido na sexta-feira, 29, no Vale Verde, onde outras quatro pessoas ficaram feridas. A ação da PM foi um desdobramento da Operação Asfixia, deflagrada no sábado, dia 30, após o atentado.
O fato ocorreu após denúncia anônima de que os suspeitos do crime estavam no Siderlândia. Encontrado, o trio estava com uma pistola 380, 138 pinos de cocaína, 39 trouxinhas de maconha, 20 frascos de Loló e seis comprimidos de êxtase. Eles também estavam com uma quantia em dinheiro de R$ 147 e rádios transmissores.
O flagrante foi do Serviço Reservado (P2) e do Grupo de Ações Táticas (GAT) da 1ª Cia. e os três foram encaminhados para a delegacia. Os maiores, autuados nos artigos 33, 35 e 40 do Código Penal (CP) e o menor, nos mesmos crimes, por fato análogo.
No mesmo dia, os militares também apreenderam dois jovens com 23 sacolés de maconha, 58 pinos de cocaína, oito pedras de crack e R$ 112 em espécie no bairro Jardim Cidade do Aço. Eles também foram encaminhados para a delegacia.
OPERAÇÃO
Desde o ataque no Vale Verde, a PM do 28° BPM realiza na cidade a Operação Asfixia, que segue por tempo indeterminado. No primeiro dia, mais de 30 militares atuaram nas ruas de Volta Redonda, com apoio do 10° BPM de Barra do Piraí e do 37° BPM de Resende,
A ação é coordenada pelo comandante do 28º BPM, coronel Ronaldo Martins, com apoio do 5° Comando de Polícia de Área (CPA) . No fim de semana, contou com apoio do grupamento aeromóvel e um veículo blindado. “O intuito é fazer vasculhamentos, sem tempo para terminar. Vamos fazer avaliações, nos manter em terreno. Contamos com a população, utilizando o Disque Denúncia para prendermos esses marginais da lei”, disse o coronel Ronaldo Martins.
ATAQUE NO VALE VERDE
Volta Redonda registrou sexta-feira uma noite violenta. Três pessoas foram assassinadas no bairro Vale Verde, já próximo ao Vila Brasília. Outras quatro ficaram feridas, duas delas com tiros de raspão.
As mortes foram de dois homens e uma jovem, de 17 anos. Já os feridos, foram encaminhados para o Hospital São João Batista (HSJB) e receberam alta médica no fim de semana.
Após o crime, uma equipe do 28º BPM foi acionada e o local passou por perícia da Polícia Civil. Os corpos foram removidos para o Instituto Médico Legal (IML), de Três Poços, e o caso registrado na 93ª Delegacia de Polícia.