Trinta urnas já foram substituídas por apresentar problemas nas duas primeiras horas de votação no Estado do Rio de Janeiro, segundo informações divulgadas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ). A maioria delas (20 urnas) estava em seções eleitorais da cidade do Rio.
Também foram substituídas oito urnas na Baixada Fluminense, nos municípios de Seropédica, Nova Iguaçu, Mesquita e Nilópolis. Também houve substituições em Valença e Volta Redonda. No total, de acordo com o TRE-RJ, estão sendo usadas 32.126 urnas eletrônicas no estado do Rio de Janeiro.
Terceiro maior colégio eleitoral do país, o estado do Rio de Janeiro tem 12.455.822 eleitores cadastrados para decidir o pleito em suas 92 cidades, nas quais mais de 25 mil candidatos concorrem aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador.
Mais de um terço desses eleitores está na capital fluminense, que tem 4.851.887 votantes. Ao redor da cidade do Rio de Janeiro, concentra-se outra parte expressiva do eleitorado do estado, em cidades como São Gonçalo, que tem 663 mil eleitores, Duque de Caxias, com 658 mil, e Nova Iguaçu, com 586 mil.
*Com informações da Agência Brasil