PIRAÍ
Dois trinca-ferros mantidos ilegalmente em cativeiro foram resgatados segunda-feira, 14, por policiais da Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Serra da Concórdia, em uma residência localizada no município de Piraí. A ação foi motivada por uma denúncia feita ao programa Linha Verde, do Disque Denúncia (0300 253 1177).
De acordo com os agentes da 2ª UPAm, ao chegarem ao imóvel situado na Rua dos Marrecos, no bairro Varjão, encontraram duas gaiolas penduradas na varanda, cada uma contendo um pássaro. Os animais não possuíam anilhas de identificação emitidas pelo IBAMA. Ao questionar o responsável, os policiais foram informados de que não havia nenhuma licença para a criação das aves.
Com base no artigo 29 da lei 9605/98, os trinca-ferros foram recolhidos e levados à 94ª Delegacia de Polícia, onde a ocorrência foi registrada. Posteriormente, as aves foram encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), em Seropédica, onde passarão por avaliação e readaptação para futura reintegração ao habitat natural.
A população pode contribuir com o combate a crimes ambientais fazendo denúncias, de forma anônima, por meio do telefone (21) 2253-1177 ou 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado. Também é possível denunciar pelo aplicativo “Disque Denúncia RJ”, pelo site www.disquedenuncia.org.br ou pela página do Linha Verde no Facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).