Tribuna Livre na Câmara de Vereadores de Volta Redonda é inaugurada por jovem administrador  

0

A Tribuna Livre foi inaugurada na sessão ordinária de terça-feira, 31, na Câmara de Vereadores e Volta Redonda, pelo jovem administrador e pesquisador, Bruno Brettas Franco, 33 anos. Depois de cinco dias úteis da sua solicitação escrita à direção do Legislativo Municipal, ele inaugurou o espaço de para participação popular dentro do Parlamento Municipal. Durante sua fala, ele reforçou a importância da democracia participativa.

Cursando mestrado na Universidade Federal Fluminense (UFF), o jovem certamente não havia nascido e os movimentos sociais na cidade já reivindicavam a Tribuna Livre na Câmara de Vereadores, tanto que, em 1989, chegaram a fazer uso extraordinário no processo constituinte municipal.

A luta em busca do espaço para participação popular dentro do Legislativo, seguiu no final da década de 90 quando houve a tentativa da regulamentação. Na ocasião, o Projeto de Lei foi apresentado pelo então vereador José Ivo, mas não foi aprovada. Nos anos seguintes, o também ex-vereador Carlos Roberto Paiva fez novas tentativas e, por último, o vereador Jari (PSB). Em 2017, novamente capitaneado pelo vereador Jarí, a indicação foi aprovado por 17 votos, dos 21 vereadores.

O primeiro usuário da Tribuna Livre falou sobre democracia participativa. Declarou que, o assunto é tema de sua dissertação no mestrado. Disse ainda que, a Tribuna Livre é um mecanismo ligado à área de pesquisa do mestrado, na qual ele já atua. Para Bruno, foi gratificante ser o primeiro a inaugurar o espaço popular, fato histórico na cidade.

Quem assistiu à apresentação do jovem administrador, garante que a iniciativa foi brilhante e que essa oportunidade de falar sobre temas de interesse popular, é importante para toda cidade. “Testemunhei o

Momento, juntamente com o conselheiro do MEP, Deylor Oliveira. Na oportunidade fiz questão de cumprimentá-lo pela brilhante iniciativa do jovem pesquisador. Parabéns”, destacou o secretário geral do MEP, José Maria da Silva, o Zezinho, que esteve presente na sessão.

Deixe um Comentário