Treze internos do Degase são encaminhados ao HSJB após nova ocorrência no departamento  

0

VOLTA REDONDA

Na noite de ontem, 13 internos do Centro de Socioeducação Irmã Asunción de La Gándara Ustara, da unidade do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase) de Volta Redonda, receberam atendimento médico após uma nova ocorrência na unidade. Uma rebelião ocorreu horas depois de um motim, quando quatro funcionários ficaram feridos.

Procurado pelo A VOZ DA CIDADE, o Degase esclareceu “que houve somente uma ocorrência. O tumulto foi causado por um menor e fomentado em sua grande maioria por maiores de 18 anos, que foram autuados em flagrante e encaminhados à Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP), e os adolescentes permaneceram na 93ª Delegacia de Polícia (DP), onde aguardam apresentação ao Ministério Público (MP) para audiência de apresentação”, disse em nota, ressaltando que “todos os envolvidos foram encaminhados para o Hospital São João Batista (HSJB) por precaução, pois trata-se de um procedimento padrão do departamento para certificar que todos os adolescentes mantiveram a integridade física preservada”, concluiu.

Segundo a Polícia Civil, dos envolvidos, três são menores e os demais já têm mais de 18 anos, pois adquiriram a maior idade já cumprindo pena na unidade.

ANTERIORMENTE

Um princípio de motim aconteceu na manhã de ontem. Segundo a assessoria de imprensa do Degase, em resposta ao A VOZ DA CIDADE, um grupo de adolescentes foi remanejado do seu alojamento, o que gerou insatisfação entre os mesmos culminando o tumulto. “Um colchão foi queimado. A situação foi controlada e os procedimentos junto à 93ª DP estão sendo providenciados. A unidade está normalizada”, diz a nota. Quatro funcionários, ao conter os adolescentes, se feriram sem gravidade e foram levados ao Hospital São João Batista.

O delegado da 93ª Delegacia de Polícia, Wellington Vieira, se pronunciou no início da noite dizendo que foi comunicada uma ocorrência no local pelo coordenador de segurança e que estavam se organizando para comparecerem na delegacia para apresentar os fatos. “A princípio tudo sob controle, amotinados contidos, identificados”, apontou o delegado.

Segundo informações do Hospital São João Batista, foram atendidos quatro agentes do Degase que já foram liberados. Três deles tiveram fraturas superficiais e um deles, na mão, fraturando o metacarpo.

Deixe um Comentário