BARRA MANSA
Três jacarés foram resgatados pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e da Guarda Ambiental nesta sexta-feira no bairro Cafarnaum. Uma denúncia foi feita. Eles foram encontrados junto com uma série de materiais para caça, incluindo rádio transmissor, uma gandola militar e outros equipamentos. Um homem foi visto nas proximidades, mas fugiu do local quando percebeu a chegada da viatura.
“Podemos dizer que, nesta manhã, conseguimos salvar a vida destes três jacarés. Já iniciamos as buscas para descobrir o autor do crime e ressaltamos o quão importante é denunciar estas práticas o mais rápido possível. Isso fará com que o resgate destes animais seja feito de forma rápida e precisa”, destacou o gerente de Fiscalização da secretaria, Felipe Rodrigues.
MAUS-TRATOS
A Lei 9.605/98, em seus artigos 29 e 32, aponta que é crime praticar maus-tratos contra animais domésticos, silvestres, nativos ou exóticos. Diversas condutas podem classificar esse tipo de crime: abandonar, ferir, mutilar, envenenar, manter em locais pequenos sem possibilidade de circulação e sem higiene, não abrigar do sol, chuva ou frio, não fornecer alimento e água, negar assistência veterinária se preciso, dentre outros.
As denúncias de crimes ambientais em Barra Mansa podem ser feitas diretamente à gerência de Fiscalização Ambiental, pelo telefone (24) 3322-9100, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.