Três escolas da rede municipal terão ensino em tempo integral em Itatiaia

0

ITATIAIA

O secretário de Educação do município, João Miguel Villas-Boas anunciou nesta sexta-feira, dia 20, que três escolas terão ensino integral. Cerca de 600 estudantes serão beneficiados com o novo sistema de ensino. A volta as aulas acontecem no próximo dia 6 de fevereiro.

As Escolas Municipais Fernando Octávio Xavier, em Penedo, Professora Maria José de Aquino e Professor Pedro de Souza Rangel, na Vila Odete passarão a contar com ensino em tempo integral. Para atender os estudantes, a equipe realizou um levantamento estrutural das necessidades da rede e está realizando manutenção nos prédios das unidades e posteriormente dará continuidade com outras obras. Além dos conteúdos do currículo regular, a nova modalidade contará com matérias complementares que estão alinhadas com os conteúdos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Segundo João Miguel Villas-Boas, a programação da Secretaria de Educação é implantar em 2024 o ensino em tempo integral em todas as escolas de Educação Infantil e Fundamental I. “O ensino integral é uma ampliação da jornada escolar, que tem em dois turnos, com projetos curriculares que vão abranger desde cultura, esporte e artes, até atividades complementares das disciplinas tradicionais. Por exemplo, como as atas de laboratórios que estamos aderindo, que vão trazer a possibilidade de aprenderem robótica e ciências mais avançadas de uma maneira mais pedagógica”, explicou o secretário de Educação. Ele ressaltou a importância do ensino em tempo integral para a aprendizagem dos alunos. “O ensino integral é uma forma de garantir desenvolvimento das crianças nas suas dimensões mais intelectuais, físicas, sociais e culturais. A ideia é criar um ambiente de cidadania coletiva em que as crianças e os jovens possam realmente utilizar bem o tempo. Inclusive o ensino em tempo integral tem um efeito muito positivo na área de segurança pública e na formação da cidadania, pois diminui a criminalidade, oportuniza mais chances de capacitação para o mercado de trabalho e contribui muito com uma cidadania mais autêntica”, destacou João Miguel.

Deixe um Comentário