Trem de passageiro de Pinheiral a Barra Mansa é alvo de requerimento do vereador Cardoso Gugu

0

PINHEIRAL

O vereador Cardoso Gugu é autor de um requerimento que solicita ao ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, a implantação do trem de passageiros entre as cidades de Pinheiral, Volta Redonda e Barra Mansa. Segundo o vereador, com aprovação do novo Marco legal do transporte Ferroviário sancionado no dia 23 de dezembro de 2021 pelo presidente Jair Bolsonaro flexibiliza e torna real a implantação do trem de passageiros entre as cidades.

O vereador visitou as cidades de Itabira e Desembargador Drumond Nova Era, ambas e Minas Gerais, em 2018, onde funciona o trem de passageiros implantado pela concessionária de transporte de cargas minérios (Vale). O trecho entre as duas cidades compreende 42 quilômetros de ferrovia e a concessionária que opera é a Vale, interligando não só essas cidades, como toda a região mineira.

Gugu disse que entre as cidades de Pinheiral a Barra Mansa são 30 quilômetros de ferrovia. Na justificativa do requerimento aponta que além de se fundamentar no novo Marco Legal do transporte ferroviário, aponta a necessidade de um transporte com preço acessível, pontualidade e segurança para os moradores.