Treinamento Funcional também é prevenção

0

Barra MANSA

A rotina de um mundo acelerado e as preocupações do dia a dia, por vezes, fazem com que o indivíduo se esqueça de cuidar da própria saúde. Mesmo entendendo que o exercício físico é um elemento fundamental para o bom funcionamento do corpo humano, a justificativa de não ter tempo para exercícios físicos são comuns.

Vindo de encontro dessa realidade, o curso rápido de Treinamento Funcional Básico I é oferecido pelo UBM – Centro Universitário de Barra Mansa – desde 2013. O curso tem como objetivo ampliar o conhecimento e a visão dos profissionais de Educação Física e Fisioterapia sobre o treinamento funcional raiz, estabelecendo conceitos e planejando treinos específicos para cada indivíduo.

“Com cada vez menos tempo para atividade física, as pessoas estão procurando treinos otimizados. E com esse conhecimento em mãos, o profissional consegue fazer isso com excelência e sem preocupações com lesões, pois o treinamento funcional de raiz tem exatamente como princípio essa prevenção”, explica Carla Silva, que atua na área desde o 5º período da faculdade e, ao lado de Isabela Noronha, é uma das professoras responsáveis por ministrar o curso.

O treinamento funcional surgiu na Fisioterapia como reabilitação. O profissional com essa especialização tem capacidade de identificar desequilíbrios musculares, intervir com exercícios específicos e reforçar a necessidade do acompanhamento. “Exercício físico envolve postura, carga, batimento cardíaco e, feito sem acompanhamento, pode trazer lesões e riscos a saúde”, afirma a professora.

O curso oferece ao aluno a oportunidade de vivenciar toda a teoria na prática de forma a inserir o profissional no mercado de trabalho, podendo atuar, entre outros locais, em clubes, salas de musculação, treinamento individualizado para atletas de ponta, gestantes e idosos. O profissional com esse conhecimento tem a oportunidade de individualizar o treino dos seus clientes garantindo, assim, melhores resultados.

O curso será realizado nos dias 16 e 21 de setembro, das 8h às 12h, no UBM campus Barra Mansa. Mais informações sobre este e outros cursos, investimento e inscrição, estão disponíveis na Diretoria de Extensão e Educação Continuada do UBM, pelo telefone (24) 3325-0262 e também pelo site (www.ubm.br).

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !