Treinador das categorias Sub-12 e Sub-13 do Leão do Sul fala dos desafios das equipes

0

BARRA MANSA

A base do Barra Mansa Futebol Clube tem representado a cidade nas competições estaduais em todas as categorias. Ou seja, desde a Sub-11 até a Sub-17. No entanto, os desafios para a manutenção das equipes são inúmeros, desde a montagem da programação dos treinamentos semanais até o planejamento da logística para disputa das partidas oficiais.
O treinador Paulo Vitor, que é responsável pelas categorias Sub-12 e Sub-13 do Leão do Sul comentou sobre algumas outras dificuldades em relação às particularidades dos jovens desta faixa-etária. “É uma idade difícil demais de lidar, por conta de serem idades de transição, em que os atletas começam a deixar de ser criança para ser adolescente e, com isso, trazem juntos de si problemas que essa transição por si só já carrega. Mas, por outro lado, é uma faixa-etária muito boa de trabalhar, pois é geralmente quando o atleta descobre se o que ele está fazendo, é realmente aquilo que ele quer. Especificamente, nessa situação, ser jogador de futebol, ou se sempre praticou por pressão dos familiares. Com isso, temos jogadores que mudam suas determinações para melhor, para conseguir seu objetivo”, comentou o treinador.

Paulo Vitor falou, também, sobre um grande desafio diário que enfrenta nas duas categorias. “O maior desafio com certeza é colocar na cabeça dos pais o quanto é importante estar sempre presentes nos treinos e jogos. E colocar na cabeça deles que o trabalho é sério e precisa de sequência e respeito. Digo isso sempre aos pais, pois nessa faixa de idade, até os 13 anos, 95% dos garotos não podem nem se locomover sozinhos de suas casas para os treinos, dependendo de seus pais ou responsáveis para que estejam no dia a dia de treinamento. E, se os pais não quiserem tanto quanto os garotos, eles não irão para frente com seus sonhos. Diferente de atletas a partir de 14 anos, em que a transição para a adolescência já aconteceu e os pais começam a soltar mais seus filhos, dependendo mais do atleta para estar nos treinamentos do que dos pais”, destacou.
Atualmente a categoria Sub-12 do Barra Mansa Futebol Clube está disputando a Taça Os Donos da Bola, enquanto que a categoria Sub-13 disputa o Campeonato Metropolitano (Série Prata). As duas competições são promovidas pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj).