QUATIS
O trecho da Rodovia RJ -159, que liga o município ao distrito Joaquim Leite foi liberado parcialmente na tarde desta quinta-feira, dia 23, para veículos de passeio. Uma parte da pista na Estrada Quatis x Falcão cedeu na altura da localidade conhecida como Açude Doce, por conta do temporal que atingiu a região no final da tarde de quarta-feira. De acordo com a Defesa Civil do município, ao longo da rodovia também foram registradas quedas de barreiras e deslizamento de terras em alguns pontos. Equipes de várias secretarias da prefeitura e do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ) estavam trabalhando na localidade, desde o período da manhã, para desobstruir a estrada.
“Pedimos à população que redobre os cuidados e atenção ao passar pela pista, só em caso de extrema necessidade, pois a passagem está com Siga e Pare. Ressaltamos ainda os cuidados neste período chuvoso, principalmente nos pontos recorrentes de alagamentos e que evitem transitar pelas estradas vicinais”, informa o comunicado da prefeitura.
O prefeito Aluísio d’Elias acompanhou os trabalhos da Defesa Civil. Ele disse que o município vem sendo atingidos pelas fortes chuvas nos últimos dias. “Os locais mais atingidos pelas chuvas dos últimos dias foram os bairros Pilotos, quando o Ribeirão dos Quatis voltou a transbordar e alagar ruas e casas, Barrinha e Mirandópolis, além do distrito Falcão, a RJ-159 no trecho que liga Quatis x Joaquim Leite e as estradas vicinais do município, entre elas, a estrada da Fazenda da Roma e a área do Hotel Lagos do Vale. Tivemos alagamentos de ruas, inundação de casas, deslizamentos de barreiras e queda de árvores. Não há registros de desabrigados e desalojados”, informou o prefeito, acrescentando que a ponte do bairro Pilotos também foi está interditada, já que parte do asfalto cedeu. A equipe da Secretaria Municipal de Ordem Urbana está trabalhando e fiscalizando o ocorrido. Não há previsão de reabertura da ponte.
A campanha de doação de alimentos, utensílios e móveis continua na cidade para ajudar vítimas das chuvas. Quem puder pode deixar as doações na sede da Guarda Municipal.
MORADORES DEVEM ECONOMIZAR ÁGUA
A Prefeitura de Quatis está solicitando a população que economize água. Segundo a administração municipal, as fortes chuvas ocorridas nos últimos dias e as constantes oscilações de energia elétrica, estão provocando a interrupção do fornecimento de energia, por algumas horas, na estrada Quatis x Glicério, onde existe uma das captações de água do município. A falta de energia elétrica está causando a interferência no sistema de abastecimento de água na cidade.
O problema já foi solucionado. No entanto, segundo a prefeitura, é necessária a colaboração da população na economia de água para agilizar a recuperação dos níveis dos reservatórios.
Caso necessite do serviço do Caminhão Pipa entre em contato pelo número (24) 99253-0376.