BARRA DO PIRAÍ
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) realiza, nos dias 13 e 14 deste mês, o projeto #PartiuVotar em Barra do Piraí, com o objetivo de incentivar a participação política de adolescentes e jovens do município. A iniciativa, organizada pela Escola Judiciária Eleitoral Desembargador Roberto Felinto, vai oferecer alistamento eleitoral com coleta biométrica e palestras sobre cidadania e democracia.
A programação começa na manhã do dia 13, a partir das 8 horas, no Colégio Estadual Adelino Terra, em Ipiabas. À tarde, o atendimento segue no Colégio Estadual Barão do Rio Bonito, no bairro Nossa Senhora de Santana. No dia 14, a ação será realizada na Escola Estadual Álvaro Rocha, no bairro Carvão, das 8 às 16 horas.
O projeto é voltado principalmente para jovens de 15 a 19 anos, faixa etária que apresenta baixo índice de alistamento em Barra do Piraí. De acordo com o Censo 2022, o município tem 6.066 jovens nessa faixa, mas apenas 27,28% estão cadastrados como eleitores — um dos menores índices do estado.
Para emitir o primeiro título, é necessário apresentar documento de identidade (RG ou certidão de nascimento), comprovante de residência e, para homens que completam 19 anos em 2025, comprovante de quitação militar.
Além do cadastro, o #PartiuVotar vai oferecer palestras educativas sobre o funcionamento da urna eletrônica e a importância do voto consciente. A proposta é estimular o engajamento cívico e fortalecer a democracia por meio da inclusão de novos eleitores.
Em 2024, o projeto já passou por cidades como Petrópolis e Varre-Sai, alcançando quase 900 atendimentos e ampliando em até 40% o número de eleitores jovens.