PARAÍBA DO SUL
A equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou, no domingo, dia 8, um caminhão transportando, de forma irregular, carga radioativa. O fato ocorreu na Rodovia Lúcio Meira (BR-393), no trecho de Paraíba do Sul, sentido Três Rios, e as informações foram confirmadas na segunda-feira, dia 9.
Segundo a PRF, por volta das 17 horas, durante patrulhamento de rotina no Km 182, a equipe abordou o veículo Mercedes Benz/L1620, placas do Espírito Santo. “Durante fiscalização foi verificado o transporte de carga de café processado, sendo transportadas juntamente com produto classificado como radioativo, denominado Mo99/Tc99m, destinado a uso hospitalar”, contou a polícia.
O condutor do veículo, de 60 anos, apresentou as notas fiscais e documentos de expedição, contudo, devido a expressa proibição legal de transporte de produtos radioativos juntamente com alimentos, foi acionado a Vigilância Sanitária de Paraíba do Sul. Após confirmação, foi lavrado auto de infração e depósito no qual consta a necessidade de transbordo da carga contaminada por profissional especializado para descarte. “Sob o enquadramento de transporte de produto radioativo juntamente com alimentos destinados ao consumo humano, o condutor e demais responsáveis responderão pelo crime de trânsito tipificado no artigo 56 da lei 9606/98 : produzir, comercializar, transportar, ter em depósito ou usar produto ou substância tóxica, perigosa ou nociva à saúde humana ou ao meio ambiente, em desacordo com as exigências estabelecidas em leis”, explicou a PRF.
O veículo e o condutor foram apresentados na 107ª Delegacia de Polícia (DP) de Paraíba do Sul para registro da ocorrência e providências cabíveis.