BARRA MANSA
Após quase 80 dias funcionando em meia pista, o trânsito na Via Sérgio Braga, no bairro Barbará, foi retomado, mas agora em mão dupla, na tarde desta quinta-feira, 28, conforme informou o engenheiro Pedro Santa Rosa, supervisor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) do Rio de Janeiro. Desde o dia 11 de setembro o local estava funcionando em meia pista para readequação e recuperação estrutural do viaduto próximo à Saint-Gobain, o que nesse período deixou o tráfego lento no local, devido ao sistema siga e pare nos sentidos Volta Redonda e Barra Mansa. A obra faz parte das ações de readequação ferroviária, o conhecido pátio de manobras.
Conforme disse o engenheiro, ao A VOZ DA CIDADE, durante todo o dia a equipe trabalhou na readequação do local, fazendo a retirada do canteiro e dos tapumes para viabilizar mais espaço na via. A Coordenadoria de Trânsito (Coortran) realizou a sinalização horizontal e a Guarda Municipal acompanhou os serviços com a sinalização complementar, com cones, auxiliando na demarcação do espaço que será utilizado pelos veículos nos dois sentidos. “A via que antes da retomada das obras era de sentido a Volta Redonda, e que estava no sistema siga e pare, está sendo liberada para mão dupla com orientação da Guarda Municipal. Os motoristas não vão mais precisar ficar parados, a não ser em casos pontuais, caso haja a presença de algum maquinário, o que não deve passar de dez minutos de espera”, disse o engenheiro.
As obras do viaduto foram retomadas recentemente e a previsão da Secretaria de Planejamento Urbano é de que os serviços, que foram iniciados há dez anos, sejam finalizados antes do previsto. O que segundo o secretário de pasta, Eros Santos, só foi possível com a licitação de R$ 44 milhões, que viabilizou a revisão do projeto. “O projeto do viaduto foi revisado, foi feita uma vistoria técnica no local que identificou as necessidades de manutenções e em seguida as obras foram iniciadas. Como a base, que fica atrás do Fórum, já está feita, as equipes estão realizando a reforma da alça de subida do viaduto para em seguida ser finalizada a alça de descida”, ressaltou o secretário em outra ocasião, acrescentando que a expectativa é de que essa obra fique pronta até o 1º semestre de 2024.