Transferência de crianças de creche para escola gera insatisfação em Porto Real

4

PORTO REAL

Uma semana antes da volta às aulas, pais de alunos da Creche Municipal Professora Cacilda Verri Marassi, no bairro Jardim Real, foram surpreendidos com uma mudança promovida pela prefeitura. É que as crianças da creche foram transferidas para a Escola Municipal Professora Eliana Provazi, no bairro Novo Horizonte. No entanto, a transferência não agradou os responsáveis. Eles dizem que não foram consultados e nem avisados com antecedência sobre a mudança. Além da surpresa com a alteração, a falta de infraestrutura é outro ponto criticado por eles.

“Tenho uma filha de três anos que estuda, ou estudava, na Creche Cacilda Verri. O ano letivo acabou, renovei a matrícula normalmente para que ela continuasse na Cacilda, mas na volta às aulas fui informada de que eles haviam mudado todas as crianças do Maternal III para a Escola Eliana. Nós, pais, as crianças, e acredito que até os próprios profissionais foram pegos de surpresa. O problema é que essa nova escola não tem estrutura para suportar esses alunos do Maternal, nem porteiro tem”, disse Michelly Honório, moradora do Colinas.

Já a mãe de outra aluna, Romaica Vilela, também criticou a forma como a mudança ocorreu.

“Trocaram minha filha de escola sem ao menos me comunicarem. Fiquei sabendo em cima da hora, no ônibus, indo para a escola através de uma outra mãe. Chegando lá descobri que eles tinham adaptado somente dois vasos sanitários e o banheiro estava muito sujo. E as crianças são pequenas, as pias não são adequadas para elas, são muito grandes. E só tinha uma professora para 20 alunos”, contou Romaica.

A moradora Fabíola Magella disse ter ficado indignada com a falta de informações e principalmente pela infraestrutura que encontrou no Colégio Eliana Provazzi.

“O colégio estava imundo, a sala não tinha nada. O banheiro super sujo. Se é para as nossas crianças ficarem lá, arrumem o colégio, que tenham as coisinhas arrumadinhas para eles, não tinha nem material didático para eles. Eu e muitas mães ficamos muito chateadas”, desabafou.

MUDANÇA FOI PARA ATENDER DEMANDA, DIZ SECRETÁRIO

O secretário de Educação, Cultura e Turismo, Robson Paulino da Silva, informou que a adequação pedagógica precisou acontecer para que toda a demanda de alunos fosse absorvida pela Rede Municipal de Ensino, como é recomendado pelo Ministério Público Federal. Ele afirmou ainda que a alteração não ocorreu repentinamente, e que houve uma aprovação do Conselho Municipal de Educação. “A mudança da turma do Maternal III foi aprovada pelo Conselho Municipal, com a conclusão do estudo pedagógico. Com a mudança não existe mais nenhuma fila de espera para ingresso em creches do município e estamos nos preparando para que o impacto pela transição entre creche e escola seja cada vez menor”, garantiu o secretário, acrescentando: “Com essa mudança conseguimos algo inédito. Somos um dos poucos municípios que consegue atender toda a demanda”.

Sobre a questão estrutural das unidades escolares, Robson afirmou que houve um estudo sobre o desenvolvimento pedagógico das crianças e toda estrutura necessária para receber o Maternal III foi colocada à disposição delas. “Desde o material, móveis e até os profissionais necessários já estão prontos para atender a nova demanda da Escola Professora Eliana Provazi. Cada turma é composta por uma professora, duas estagiárias e uma monitora. Esse número é para atender uma turma de 20 alunos. A Rede Municipal de Ensino está preparada para atender os nossos alunos”, enfatizou.

O secretário finalizou destacando que não há quase contato algum entre as crianças maiores com as menores. “O contato acontece somente entre o Maternal III e as crianças de Pré I, que tem pouca diferença de idade”, afirmou.

4 Comentários

  1. Olá sou mãe de umas das alunas do maternal lá do Eliana tudo que o secretário disse acima que tem na escola pra criança é mentira vcs tinham que ir mas além e entrar lá pra tirar fotos e mostrar se realmente tem isso que ele disse material didático móveis etc…caraca muita cara de pau é mentira

  2. SILVIA MARINA LINHARES BARBOZA Em

    Além desse problema da transferência dos alunos do maternal III para o Eliana Provazi, a Secretaria de Educação também remanejou o maternal I e II da creche Waldir Roberto do Bairro Novo Horizonte para a creche Cacilda sem avisar aos pais previamente. A justificativa do Secretário é a de que a creche Waldir é menos estruturada. Mas porque não não promover uma reforma na Creche Waldir para que ela tenha uma estrutura semelhante a da outra creche? Isso evitaria que muitas crianças precisassem estudar num local bem distante da residência e que responsáveis como eu que não tem condições de utilizar o transporte da Prefeitura precisassem pagar transporte. A lei diz que a criança tem o direito à matrícula na unidade escolar mais próxima da residência, mas dá forma que a Secretaria vem organizando o sistema escolar em Porto Real está bem difícil haver uma escola próxima para grande parte dos alunos. Além disso, para mostrar números, a Prefeitura em vez de construir mais creches no Município, que atualmente só conta com essas duas, oferece creche apenas por meio período. Ao questionar esse fato ao Secretário obtive a resposta de que a Lei não estabelece a quantidade de horas diárias que a creche deve ser oferecida, apenas estabelece que é dever do Município. Me senti extremamente desrespeitada como mãe e como cidadã.

  3. Só não sei onde é que está toda essa infraestrutura que o senhor secretário diz ter, e também o material didático, pq na sala do meu filho não tem nada, nem mesmo as tais monitoras e estagiárias as quais ele se referiu…
    Muito triste e revoltante toda essa situação!!!

  4. Bom dia!!!A escola nao foi adaptada p crianças de 3 anos. Apenas ha 1 vaso em cada banheiro p atender 40 alunos pela manha e 60 alunos a tarde., pias e bebedouros altos. Nao ha porteiros, nem vi monitoras nas salas e ha 1 estagiaria.Qt material alguns professores estao recebendo hoje. E o ano letivo ja começou dia 19_02_2018. Será que realmente local esta preparado para recebee as cruanças?

Deixe um Comentário