>
a voz da cidade 970 x 150 px

Tragédias em Angra e Paraty chegam a 13 mortos, sendo oito crianças

Por Mônica Vieira
bnr am aniv resende 970x150

SUL FLUMINSE
Sábado de dor, comoção, perdas. As chuvas que assolam os municípios de Angra dos Reis e Paraty já somam 13 mortos. Entre as vítimas, oito crianças, cinco delas da mesma família, todos irmãos. O A VOZ DA CIDADE tem acompanhado ao longo do dia toda repercussão, cada novidade, e divulga nesta noite a mais recente atualização divulgada pelas equipes de socorristas envolvidas nos trabalhos para localizar as vítimas.
Em Paraty, mãe e seis filhos morreram após a casa deles, no bairro Ponta Negra, ser atingida por um deslizamento de terra. A informação foi confirmada pelo próprio prefeito, Luciano Vidal. “Infelizmente, sete pessoas perderam a vida em razão de um deslizamento de terras no bairro da Ponta Negra. A mãe Lucimar e seis de seus filhos morreram: João, dois anos, Estevão, cinco anos, Yasmim, oito anos, Jasmin, dez anos, e Luciano, 15 anos, e uma adolescente, de 17”, disse o prefeito.
O chefe do Executivo atualizou ainda que um sétimo filho foi resgatado com vida e, depois de receber atendimento no Hospital Municipal, foi encaminhado para o Hospital de Praia Brava. No total, sete casas foram atingidas por deslizamentos e há mais quatro pessoas feridas. Equipes dos Bombeiros e da Defesa Civil estão no local apoiando as ações de resgate.
No total, 22 bairros foram atingidos por alagamentos e outras ocorrências ligadas às chuvas. São 71 famílias desalojadas até o momento.
ANGRA DOS REIS
A cidade também está em Estado de Alerta e cinco pessoas perderam suas vidas nas últimas horas, três delas crianças, dois adultos e um idoso. As crianças tinham entre dois e dez anos e o idoso, 60. Pelo menos cinco casas foram soterradas após um deslizamento no Monsuaba, cuja mobilização em encontrar mais vítimas ainda ocorre nesta noite de sábado.
O prefeito Fernando Jordão esteve a tarde na comunidade acompanhando os trabalhos do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil; ele também recebeu auxílio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, cedido pelo governador Claudio Castro.
Nas últimas 48 horas, Angra dos Reis atingiu o volume equivalente a 655 mm no continente, e 592 mm na Ilha Grande, índices jamais registrados anteriormente no município.
A Defesa Civil pede que as pessoas permaneçam em casa e só saiam em caso de ser esta a orientação pelas sirenes, SMS’s ou pessoalmente, pelos técnicos que estão nas ruas. Ao ouvir as sirenes, siga para o ponto de apoio mais próximo disponibilizado pela prefeitura.
Se precisar, entre em contato com a Defesa Civil pelos telefones: 199 / (24) 3365-4588.
LIVE DO PREFEITO
Às 18 horas, o prefeito Fernando Jordão fez uma live pra falar sobre a situação de Angra, acompanhado de profissionais da Defesa Civil e vereadores. Ele reforçou que esteve no Monsuaba, que a prefeitura está empenhada nos trabalhos, agradecendo inclusive a ajuda da população, que tem ajudado nos resgates das vítimas e apoiado as equipes que estão atuando nessas áreas atingidas. Ele confirmou que seis pessoas foram encontradas com vida e outras seis estão desaparecidas.
Jordão disse também que a prefeitura estará ajudando no recolhimento para que as vítimas possam restabelecer suas vidas. Ele lembrou que o volume de chuva foi muito maior que o esperado, inclusive maior do que o de 2010, comparando até mesmo com a chuva que atingiu Petrópolis este ano.
Jordão destacou que o problema poderia ter sido bem pior se a prefeitura não tivesse agindo antes.
“Ainda estamos com previsão para mais chuvas, então peço que fiquem alertas aos comunicados da prefeitura, Defesa Civil e as sirenes, tomando cuidado também com as informações falsas”, finalizou o prefeito, assegurando que neste domingo o governador estará em Angra.


O A VOZ DA CIDADE continua acompanhando as tragédias das duas cidades e trará a qualquer momento mais informações e atualizações sobre os trabalhos das equipes de socorristas.

 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos