>
a voz da cidade 970 x 150 px

Tradicional Procissão à Nossa Senhora Aparecida é realizada em Barra Mansa

64ª edição do cortejo percorreu diferentes ruas da cidade no feriado

Por Mônica Vieira
procissão nossa senhora. foto luiz claudio ferreira do nascimento (1)
bnr am aniv resende 970x150

BARRA MANSA


A data de 12 de outubro é feriado nacional e marca a homenagem à Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil que apareceu às margens do Rio Paraíba do Sul. Em honra às tradições, no sábado, dia 12, Barra Mansa realizou a 64ª edição da procissão fluvial. O cortejo é um momento aguardado por centenas de fiéis e conta com o apoio da Prefeitura de Barra Mansa, através da Fundação Cultura, da Associação de Canoeiros, além da Paróquia de São Sebastião.
A programação começou com um terço rezado em frente a capela da Família Baião, organizadora do evento há três gerações, residentes na Rua Pinto Ribeiro, no Centro. Em seguida partiu em carreata até o bairro Vila Maria, onde chegou por volta das 17h na Comunidade Nossa Senhora Aparecida. Depois retornaram ao Centro, no final da tarde teve o Mistério de Louvor na Rua Getúlio Vargas e durante a noite, aconteceu a procissão fluvial nas águas do Rio Paraíba do Sul, emocionando todos os fiéis pelo caminho. Depois o cortejo seguiu para a Paróquia Matriz de São Sebastião e o ato final em devoção à Santa aconteceu atrás da Câmara Municipal, no Centro.
Rogério Baião, um dos organizadores do evento, contou como sua família tem mantido a tradição de fé há décadas. “Nossa procissão começou com meu avô Joaquim Baião, passou pelo meu pai Jurandir Baião e cabe a mim e meus irmãos dar prosseguimento a essa grande festa. Agradeço a Deus pela oportunidade de homenagear Nossa Senhora Aparecida e elevar seu nome neste dia tão importante para os católicos. Obrigado pelo apoio e participação de todos que contribuíram para essa festa. Viva Nossa Senhora”, enfatizou.
O presidente da Fundação Cultura, Marcelo Bravo, valorizou a realização da procissão, e destacou que o ato tem muita força em Barra Mansa. “Esta homenagem à Nossa Senhora representa uma riqueza cultural e religiosa grandiosa que passa de pai para filho e se renova ao longo de décadas. Barra Mansa tem no seu povo um traço de Minas Gerais e lá é muito forte prestar homenagem à Santa no dia que marca o feriado da aparição da imagem. Devemos respeitar e manter qualquer tipo de crença e representatividade realizada em nossa cidade”, ressaltou.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos