Trabalhos de combate ao mosquito Aedes aegypti são intensificados em Volta Redonda

0

VOLTA REDONDA
Nortear ações de combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Com esse objetivo foi realizado na segunda semana deste mês o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) por agentes de endemia da Vigilância Ambiental da Prefeitura de Volta Redonda. O trabalho é feito por amostragem e abrange todo território do município, obedecendo técnicas preconizadas pelo Ministério da Saúde, para identificar as áreas de maior incidência do mosquito e ainda apontar os principais tipos de criadouros em cada localidade.
“Com este diagnóstico, podemos criar estratégias de combate à proliferação do Aedes aegypti mais efetivas, direcionando as equipes para os bairros com mais infestação e fazendo orientações direcionadas para os problemas encontrados em cada comunidade”, explicou a coordenadora da Vigilância Ambiental, setor ligado à Secretaria Municipal de Saúde, Janaína Soledad.
A vistoria semanal nas residências foi citada por ela como de grande importância para quebrar o ciclo de vida do mosquito. Segundo Janaína, o período atual é quente e úmido, com chuvas intercaladas em dias de altas temperaturas. Esse ambiente é propício para a multiplicação do mosquito. “O tempo de eclosão dos ovos varia entre sete e dez dias, por isso, a eliminação de possíveis criadouros semanalmente interrompe o ciclo de vida do Aedes, impedindo que se tornem adultos transmissores da dengue, zika e chikungunya”, alertou Janaína.
Ainda mais em tempo de pandemia, a coordenadora frisou que as pessoas não devem se esquecer dos cuidados com o mosquito Aedes aegypti. Citou que as pessoas devem aproveitar que estão passando mais tempo em casa e trabalharem para a eliminação dos possíveis criadouros
Dicas de como eliminar o mosquito:
– Tampe os tonéis e caixas d’água;
– Mantenha as calhas sempre limpas;
– Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;
– Mantenha lixeiras bem tampadas;
– Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;
– Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;
– Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;
– Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa.
– Cubra e realize manutenção periódica de áreas de piscinas e de hidromassagem;
– Limpe ralos e canaletas externas;
– Atenção com bromélia, babosa e outras plantas que podem acumular água;
– Deixe bem esticadas as lonas usadas para cobrir os objetos para evitar formação de poças d’água;
– Verifique instalações de locais pouco usados como salão de festas e banheiros.

 

error: Conteúdo protegido !