VOLTA REDONDA
O trabalho de 20 anos do Movimento Ética na Política (MEP), que promove aos acadêmicos estudos, como, monografias de conclusão de cursos, dissertações de mestrado, artigos científicos e referentes matérias em jornais sobre suas experiências, resultou na aprovação de um dos seus programas para um congresso apresentado no congresso da Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), localizada em São José dos Campos, interior de São Paulo.
O Pré-vestibular Cidadão (PVC), um dos programas criados pelo MEP, com objetivo de contribuir com a formação acadêmica e cidadã, terá seu estudo, intitulado, “Pré-vestibular Cidadão em Volta Redonda: entre a escuta e o ‘educar com’ em tempo de pandemia”, apresentado no dia 22, de forma online para o congresso da UNIVAP.
O trabalho foi elaborado por Davi de Souza Paulino, Pedro Paulo Vidal, ex-alunos do MEP, Karina Avelar da Silva, assistente social, Nirlene Tepedino Pirassol, pedagoga e conselheira do MEP, atuantes como educadores voluntários no MEP e a coautora do trabalho e mestre em educação Marcele Lopes. Além disso, 20 professores que em sala de aula e em reuniões on-line ofereceram dados e relatos de experiências, possibilitaram a organização do trabalho acadêmico.
De acordo com Marcele, o relato descreve uma experiência diferenciada. “Em dois semestres letivos da “Escola MEP” com cerca de 100 alunos e êxito, principalmente, no que se refere à atuação dos educadores no espaço comunitário em que atuam, pautando a atividade voluntariada de diversos profissionais da educação na escuta e no “educar com”, uma proposta de educação partilhada e participativa, na linha dos fundamentos de Paulo Freire”, disse.
Nirlene Tepedino, afirmou que está sendo construído um novo modelo de educar. “Sem dúvida, ao completar 20 ininterruptos anos de oferta de ensino popular, o PVC, na limitação da Pandemia da Covid-19, desafiado, vem construindo novo modo de educar a partir da escuta e do diálogo que envolve alunos e professores, um marco na atuação popular do MEP diante do cenário tão incerto para educadores e educandos”, comentou Nirlene.
A apresentação do trabalho poderá ser vista através do link http://www.inicepg.univap.br/home.