Ausente desde 2014, o tradicional torneio leiteiro voltará a ser uma das atrações da Exapicor 2017, uma realização da Associação dos Sertanejos de Resende, com o apoio da prefeitura. Segundo os organizadores, até o momento 28 animais foram inscritos para participar do torneio. A previsão é de que as vacas da raça girolando ou puras (holandesas) cheguem ao Parque das Exposições até o dia 27. Ainda no dia de chegada, os animais passarão por uma pré-esgota, às 23 horas, cuja produção não será computada para o torneio. A competição acontece no dia seguinte, no dia 28.
De acordo com os organizadores da competição, Maria Amélia Cotrim e Francisco Diniz, do dia 28 a 30, os animais serão ordenhados às 7, 15 e 23 horas. “Já no dia 1º de outubro, a última ordenha do torneio será realizada às 7 horas. Quatro horas depois, às 11, começa a premiação dos melhores animais, com troféu e prêmio para os criadores”, explicam.
Segundo os organizadores, a maior ordenha de cada animal obtida durante todo o torneio será desclassificada visando tornar a competição mais justa. Já a grande campeã será a vaca cuja produção atingir a maior média diária. Além disso, também serão premiados os primeiros, segundos e terceiros lugares das categorias vaca (girolando e pura) e novilha até quatro dentes (girolando e pura).
Participam do torneio, produtores de Resende, Cachoeira Paulista, Paraíba do Sul, Barra Mansa e Passa Vinte, entre outras cidades da região. A Exapicor 2017.
Torneio de bezerras
Outra atração do setor de pecuária da festa será o torneio de bezerras, no sábado, dia 30, às 13 horas. Poderão participar até 15 adolescentes do município com idade entre 10 e 14 anos, sendo oito meninos e sete meninas, todos filhos de produtores ou de trabalhadores rurais, com seus animais. “Será mais um incentivo as futuras gerações a se manter no campo, preservando as tradições rurais”, destaca Francisco Diniz, acrescentando que desde março deste ano, os adolescentes vêm trabalhando no trato, manejo e alimentação dos animais, todos da raça girolando, além de ensiná-los a se comportar numa apresentação pública.
Durante o desfile dos animais, um técnico em agropecuária especialmente convidado para o evento avaliará itens como a performance das bezerras na pista, a beleza dos animais e se eles estão sendo bem tratados na fazenda, além do grau de obediência aos seus condutores. A prova, que é inspirada no Clube da Bezerra, desenvolvida na região de Campos Geraes do Paraná, será realizada na pista de grama ao lado do Galpão do Torneio Leiteiro.
Mais informações:
facebook.com/exapicorresende | www.exapicor50anos.com.br