RESENDE
Após dois anos sem ser realizado devido à pandemia da Covid-19, o tradicional Torneio Leiteiro da Fumaça acontece neste final de semana. O evento acontece no distrito da Vila da Fumaça, na zona rural do município. Além da competição de ordenhas, a programação conta com apresentações musicais típicas e premiação para os animais e proprietários vencedores do Torneio no último dia. A festa conta com o apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (Emater-RJ).
Os animais chegaram a Vila da Fumaça na quinta-feira, dia 1º. A primeira ordenha aconteceu às 8 horas desta sexta-feira, dia 2, sendo a próxima às 20 horas. No sábado, dia 3, novamente serão realizadas ordenhas às 8 horas e 20 horas. No domingo, dia 4, a última ordenha acontecerá às 8 horas e a premiação está prevista para ao meio-dia.
O prefeito Diogo Balieiro Diniz comentou que mais um evento tradicional no município é retomado, após dois anos sem realização devido à pandemia. “O Torneio Leiteiro é importante para estimular e valorizar os produtores rurais da zona rural. Além de incentivar a interação entre os produtores e suas famílias com os shows musicais e tudo mais que o evento proporciona”, disse Diogo.
Nesta sexta-feira tem shows com “Os Brabo do Forró”, às 20 horas e às 22 horas, Yolanda e Rafaella. Já no sábado, dia 3, às 15 horas tem o Encontro de Calangueiros e Mazuca de Cacete. Às 20 horas, Rhominho e às 22 horas, Zé Vithor e Cuiabá. No domingo, dia 5, às 11 horas, acontece a apresentação da Corporação Musical Visconde de Mauá. Já ao meio-dia, premiação dos animais vencedores do Torneio Leiteiro. A parti das 14 horas, show de Vanessa Lemos e às 16 horas, show de Márcio Henrique e Gabriel.