Conforme o avanço da Seleção Brasileira na Copa da Rússia, o entusiasmo e a confiança dos torcedores em Volta Redonda aumentam. Sendo assim as decorações de ruas, residências, bares e de outros estabelecimentos comerciais estão aumentando. Esse reflexo da confiança dos torcedores já pode ser visto nas bandeiras do Brasil e outros nas janelas, portas e ruas de vários bairros.
Na Rua Oscar de Almeida Gama, no bairro Aterrado, um dos maiores points de torcedores, os enfeites estão a vista desde o inicio da Copa. Os responsáveis pela decoração são os proprietários de um bar. Uma enorme bandeira foi estendida de um lado e do outro da rua, além de vários enfeites. E com o avanço do time brasileiro na competição a decoração fica mais incrementada.
No mesmo bairro, supermercados e lojas também estão com a decoração nas cores verde e amarela. Proprietários dos estabelecimentos garantem que após cada jogo, uma bandeira a mais na decoração. Disseram que até o primeiro jogo a decoração estava meio tímida, mas com as vitórias do time, a confiança e a animação aumentam. Várias ruas do bairro Niterói também já estão decoradas.
Moradores que prestigiam a Seleção Brasileira apostam que com as ruas e casas decoradas a animação é bem maior. É o que declarou a dona de casa Eliane Fonseca Santana, de 54 anos, moradora do bairro Niterói. Disse que todo o ano de Copa do Mundo decora sua casa e quando os moradores se juntam para enfeitar a rua ela participa também. “Anos atrás éramos acostumados a pintar as ruas com desenhos, nomes dos jogadores e o símbolo de cada Copa. Hoje não se vê muito mais isso. Era muito bom. Gostava muito daquela animação, mas mesmo assim a decoração ainda é feita. Com menos participação”, declarou a moradora.
Ela ressaltou ainda que, antigamente os vizinhos se reuniam nas ruas todas as noites, mas agora a violência tira isso das pessoas. “Não temos nem coragem de ficar na rua até tarde. Mesmo assim, colaboramos com os vizinhos para que nossa rua fique bonita”, relatou. Outra moradora, Carmem Aparecida Pereira, de 58 anos, disse que gosta muito dessa animação de Copa do Mundo. Por isso, além, de decorara a casa colabora para os enfeites da rua onde mora. “Sempre gostei dessa movimentação durante a Copa. É muito bom. Muita gente disse que enquanto torcemos o país está focando pior, mas não concordo com isso. Sabemos, sim, que temos problemas, mas torcer para a nossa seleção não vai piorar a situação. Os nossos jogadores merecem precisam da nossa torcida”, concluiu.