Tiroteio na Delgado é registrado na manhã desta sexta-feira; aulas suspensas em quatro escolas

0

BARRA MANSA

Uma intensa troca de tiros foi registrada nesta manhã de sexta-feira, dia 20, na Vila Delgado, no bairro Ano Bom, em Barra Mansa. Uma pessoa morreu e o trânsito ao redor do local está comprometido. Segundo as primeiras informações, houve uma retaliação de moradores, que atearam fogo em um ônibus após uma pessoa ter morrido.

Um ônibus da Viação Resendense foi queimado e a Avenida Presidente Kennedy está bloqueada – REDES SOCIAIS

Até a publicação desta reportagem, a equipe do 28° Batalhão de Polícia Militar (BPM) permanecia no local. O A VOZ DA CIDADE conversou com a PM, que confirmou que houve mais cedo uma operação na comunidade contra o tráfico de drogas, com presos e apreensões.

Um ônibus da Viação Resendense foi queimado e a Avenida Presidente Kennedy, no acesso entre Barra Mansa e Volta Redonda, está bloqueada. Uma equipe do Corpo de Bombeiros esteve no local para conter as chamas do ônibus e de outros focos de incêndios, e o clima ainda é tenso.

Durante a manhã, mensagens começaram a circular nas redes sociais sobre a possível chegada da equipe do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) em Barra Mansa, mas a PM e outros órgãos de segurança do município negaram a informação.

Equipes permanecem no Ano Bom – Foto A VOZ DA CIDADE

Os moradores da comunidade acionaram cinco advogados para acompanhar o caso. Um dos representantes fez contato com o jornal A VOZ DA CIDADE e alegou que “foi uma morte de uma pessoa onde a polícia alega que houve uma troca de tiros, só que a população está revoltada e diz que não foi o que ocorreu. Que a comunidade vai se reunir com o Ministério Público para falar sobre o caso”, disse o representante.

Moradores contestam ação da PM, que se manifesta em nota – Foto A VOZ DA CIDADE

NOTA POLÍCIA

O 28ºBPM enviou uma nota explicando que realizou na manhã desta sexta-feira uma operação policial militar com o objetivo de retirar de circulação armas, drogas e prender marginais da lei, na Vila Delgado. “Durante as ações de vasculhamento, houve confronto entre parte da equipe PM e um homem, que efetuou disparos de arma de fogo contra os Policiais Militares, do que houve o pronto revide, vindo mesmo, com grau de parentesco com marginais envolvidos no tráfico local, a óbito”, disse em nota a PM. “Inflamada por marginais ligados ao tráfico, moradores da Vila Delgado, atearam fogo em um ônibus, bem como em pneus e colchões. Causando desta forma prejuízo ao transporte público, que serve a toda sociedade e obstruindo uma importante via, impedindo a livre circulação das pessoas e prestação de serviços públicos”, completou a nota.

Foram apreendidos um revólver cal. 38, drogas a contabilizar e ainda foram conduzidos para a 90° DP dois presos. “A situação encontra-se controlada. Foram alocadas viaturas nos principais pontos de acesso da Vila Delgado”, finalizou a PM.

PREFEITURA SUSPENDE AULAS EM QUATRO ESCOLAS

A Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria Municipal de Ordem Pública, informou hoje que o trânsito na Avenida Presidente Kennedy, no bairro Ano Bom, está fluindo no sistema siga e pare e com desvios para que os ônibus passem pela localidade. “Devido a manifestações realizadas na altura da Vila Delgado, a via foi parcialmente obstruída. Guardas Municipais e policiais militares estão no local para orientar os condutores e assegurar o tráfego. A situação está sob controle”, disse a prefeitura, por meio de nota.

Por medidas de segurança, a Secretaria Municipal de Educação decidiu suspender as atividades na tarde desta sexta-feira, 20, nas seguintes unidades de ensino:

– Escola Iracema Pamplona Chiesse, no bairro Ano Bom

– Escola Municipal Jayme Oscar Pinho de Carvalho Junior, bairro Getúlio Vargas

– Creche Municipal Vereador José Luiz Vaneli, bairro Getúlio Vargas

– Duas turmas do Ciep Independência e Luz, bairro Vale do Paraíba

A orientação é para não trafegarem pelo local. A opção é fazer um desvio no bairro Ano Bom, pegando a Rua Cabo Cesáreo e saindo na Praça Orlando Brandão ou o inverso.

O A VOZ DA CIDADE acompanha o caso e trará mais informações a qualquer momento.