BARRA MANSA
O time de futsal e futebol feminino de Barra Mansa ‘Las Ticas’ fechou na semana passada uma parceria com o Internacional Esporte Clube, referência das categorias de base do futebol feminino no Brasil. Foram selecionadas quatro jogadoras, três do Sub-14 e uma do Sub-16, do time para representarem o Internacional. Após a pandemia de Covid-19, as atletas se mudarão para Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, onde ficarão na sede do Internacional Esporte Clube, para os treinamentos.
De acordo com a coordenadora e técnica do time de Barra Mansa, Edimara dos Santos, o convite surgiu pelo técnico do Internacional, David Junior da Silva. “Ele entrou em contato comigo, pois viu que algumas meninas do nosso time também treinavam no Fluminense, no Rio de Janeiro, o que chamou sua atenção. Ele percebeu então que elas têm capacidade de estarem representando o time gaúcho, nos convidando para uma parceria na qual, quatro de nossas atletas, depois da pandemia, se mudarão para Porto Alegre para realizar treinamentos no Internacional”, relatou, acrescentando que o time gaúcho fornecerá a estadia, ajuda de custo e colégio para as meninas que são menores de idade.
Segundo Edimara, David passou as necessidades dele de posição no time e foi realizada uma seleção. As quatro jogadoras foram escolhidas através de vídeos enviados pela treinadora. De acordo com ela, como o Internacional Esporte Clube ainda não retornou o treinamento presencial, no final deste mês acontecerão treinamentos online três vezes por semana, com o técnico e as quatro jogadoras selecionadas. “Essa parceria dará às meninas outra vivência, permitindo que elas conheçam uma nova cultura e, principalmente, terem a chance de virarem jogadoras e fazerem disso uma profissão”, afirmou.
Raylla Gabryelle é uma das atletas selecionadas. Ela faz parte da categoria sub 14 e ficará na posição de goleira do time. Segundo a atleta, essa parceria poderá permitir que ela realize seu sonho e se torne uma jogadora profissional. “Além de poder mudar minha vida, permitirá que eu realize o meu sonho de ser jogadora. Para que assim eu possa ajudar a minha família e pessoas que precisam”, comentou.
LAS TICAS
O projeto ‘Las Ticas’ começou em 2014 por uma iniciativa da atualmente coordenadora e treinadora do time, Edimara. Ela dava aula em uma zona rural de Barra Mansa e ao perceber que as meninas não tinham tanta oportunidade e algumas acabavam indo para outros caminhos como as drogas, pensou em fomentar a prática esportiva, dando uma oportunidade de mudarem sua realidade através do futsal e do futebol.
Segundo ela, o projeto é inclusivo e além de receber meninas que estão começando na área, contam com a participação de atletas mais evoluídas na prática e portadoras de necessidades especiais. Atualmente o time possui 60 jogadoras, com idade entre oito anos até adulto.
Este ano, Las Ticas iniciou uma parceria com o Barra Mansa Futebol Clube, para montar as categorias de base Sub-14 e Sub-16 para o futebol feminino. As atletas participariam do Campeonato Carioca em agosto, porém, devido à pandemia foi cancelado. Além disso, a equipe Sub-16, categoria que agrega atletas até 16 anos, é campeã do Sul Americano.
FAÇA PARTE DO TIME
Para participar do Las Ticas, basta entrar em contato com a treinadora, através do Instagram: @lasticasfutsalfeminino, que dará instruções para fazer parte da equipe.