Theatro Municipal do Rio de Janeiro recebe concerto da OSBM neste domingo

0

Neste domingo, dia 12, a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa (OSBM) continua sua viagem musical, dessa vez no palco do Theatro Municipal, no Rio de Janeiro.  A apresentação acontece às 11 horas. O ingresso custa R$ 1 e a classificação é livre.

Na ocasião, a orquestra será regida pelo maestro Daniel Guedes e o concerto terá a participação especial do clarinestista Cristiano Alves. No programa, obras de Weber (Abertura ‘Der Freischutz’), Francis Hime (Concerto para Clarineta e Orquestra) e Brahms (Sinfonia no 2 em Ré Maior Op.73).

Na apresentação, destaca-se ‘Concerto para Clarineta e Orquestra’, que terá sua estreia carioca neste domingo. É uma obra clássica feita pelo compositor Francis Hime, um dos grandes nomes da MPB, dedicada ao clarinetista Cristiano Alves. Sua estreia mundial aconteceu no último dia 25 de outubro, em Barra Mansa. A cidade desenvolve há quase 15 anos o Projeto Música nas Escolas, do qual originou-se a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. A primeira execução do concerto contou com a presença de Francis Hime, que acompanhou de perto os ensaios e o espetáculo e elogiou a qualidade da orquestra.

De acordo com o clarinetista a OSBM causou grande surpresa ao músico. “Fui apresentado a essa orquestra pelo Cristiano e fiquei bastante surpreso com a sua qualidade, é das melhores orquestras que tenho visto aqui no Brasil, com uma afinação excelente, um ritmo muito bom. Daniel é um craque mesmo, segura muito bem a orquestra. Posso dizer por que conheço bem a obra e sei das suas dificuldades, é muito rítmica, os naipes são muitos exigidos nesse sentido. E Cristiano, de quem já conhecia o trabalho, me surpreendeu como em tão pouco tempo preparou essa estreia, o que não é fácil fazer”, apontou.

Cristiano Alves contou sobre a emoção de ter um concerto dedicado a ele. “Ter uma obra dedicada a você é uma honra, uma alegria imensa. Francis Hime é um grande amigo por quem tenho muita admiração e respeito”, afirmou o músico.

O diretor artístico da OSBM, maestro Vantoil de Souza, falou da expectativa para a apresentação. “Foi uma apresentação belíssima em Barra Mansa e não tenho dúvidas de que também será no Theatro Municipal, principalmente com essa iniciativa do ingresso a R$ 1, o que facilita o acesso à cultura”, ressaltou Vantoil.

O presidente da Associação da Orquestra de Barra Mansa, Alexandre Martins, também falou sobre o concerto. “Voltar ao palco do Theatro Municipal é uma alegria para a OSBM e mais uma vez apresentarmos essa belíssima composição de um artista como Francis Hime é uma honra. Tenho certeza de que será um belo espetáculo”, falou o presidente da associação.

OSBM

A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa (OSBM) é oriunda de um projeto de ensino de música implantado no município de Barra Mansa em 2003, o ‘Música nas Escolas’, pelo então prefeito Roosevelt Brasil e pelo maestro Vantoil de Souza, atualmente diretor artístico da Associação da OSBM. Por meio dele, todos os alunos da rede municipal de ensino têm acesso às aulas de musicalização e aqueles que mais se interessam fazem aulas de variados instrumentos. Com a qualidade técnica exibida pelos músicos do projeto, dois anos depois viu-se a necessidade de se criar uma orquestra. O projeto, atualmente, conta com vários grupos como Orquestra Sinfônica Juvenil, Banda Sinfônica, Banda Marcial, Orquestra de Jazz, Camerata de Cordas, Drum Lata (grupo de percussão com instrumentos feitos com material reciclado).

E a OSBM cada vez mais se destaca no cenário da música erudita, já tendo se apresentado nos shows de abertura da Árvore de Natal da Lagoa (RJ), acompanhado as mais importantes companhias internacionais de balé em suas turnês pelo Brasil, como o Balé do Teatro Mariinsky de São Petersburgo, o Balé do Teatro Alla Scala de Milão e o Balé Bolshoi, de Moscou em suas apresentações no Rio e em São Paulo, se apresentou para o Papa Francisco, em sua primeira visita ao Brasil, na Jornada Mundial da Juventude, no programa da Rede Globo, Criança Esperança, além de se apresentar em teatros e festivais por todo o país, tendo sido orquestra residente por cinco anos dos cursos de regência de Isaac Karabtchevsky, entre outras ações.

A OSBM é mantida pela Prefeitura Municipal de Barra Mansa, numa ação conjunta da Secretaria Municipal de Educação e da Fundação de Cultura. A gestão administrativa é feita pela Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Além disso, é patrocinada pelo Instituto CCR e CCR NovaDutra, por meio da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, do Ministério da Cultura. A orquestra também recebe o apoio da Saint Gobain.

Deixe um Comentário