RESENDE
A população poderá fazer neste sábado, dia 15, novos testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite B e C. A mobilização acontece no Serviço de Atenção Especializada (SAE) localizado no Posto do Estado, na Rua Dr. João Maia, no Centro Histórico da cidade, no período das 8 horas ao meio dia.
A campanha é em alusão ao Dia Nacional de Combate à Sífilis, que é realizado no terceiro sábado do mês de outubro. “A Prefeitura realiza ações como essa há algum tempo com o objetivo de oferecer testes gratuitos à população para que tenha um diagnóstico precoce. Além de oferecer um tratamento adequado para as infecções sexualmente transmissíveis. Lembrando que estes testes rápidos devem ser feitos regularmente e são para a população sexualmente ativa”, disse o secretário de Saúde, Jayme Neto.
De acordo com a Secretaria de Saúde do município, para a realização dos exames não é necessário agendamento, encaminhamento ou solicitação médica, basta o paciente levar o cartão do SUS e um documento de identificação com foto.
CONHEÇA AS DOENÇAS
A Sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) curável e exclusiva do ser humano, causada pela bactéria Treponema pallidum. Pode apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios (sífilis primária, secundária, latente e terciária), podendo causar feridas, lesões cutâneas, ósseas, cardiovasculares e neurológicas, podendo levar à morte.
A sífilis pode ser transmitida por relação sexual sem camisinha com uma pessoa infectada, ou ser transmitida para a criança durante a gestação ou parto. O HIV é a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana. Causador da aids, ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. Ter o HIV não é a mesma coisa que ter aids. Há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. Mas podem transmitir o vírus a outras pessoas pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação, quando não tomam as devidas medidas de prevenção. As hepatites B e C são dois dos cinco tipos de hepatite existentes no Brasil. Ambas são causadas por vírus. Em muitos casos, estas doenças não apresentam nenhum sinal ou sintoma, levando a um diagnóstico tardio, o que aumenta os riscos de a infecção evoluir para formas mais graves.