ANGRA DOS REIS
Nesta sexta-feira (28), todos os diretores foram treinados para aprender a usar o aplicativo em caso de alguma emergência nas escolas. O foco nesse momento é elaborar estratégias para trazer mais segurança nas unidades escolares.
– Estamos encerando o treinamento para as 87 escolas do município. A partir desse treinamento, vamos fazer testes a exemplo do que fizemos com as primeiras 12 unidades. Vamos continuar monitorando com visitas e acrescentando outros programas. É a segurança de mãos dadas com a educação, com palestras e orientações contínuas porque a nossa obrigação é que as escolas continuem seguras. Esse recurso continua sendo oferecido para as unidades estaduais e particulares, basta que os interessados nos procurem – explicou o secretário de Segurança Pública, Douglas Barbosa.
Chamado de SOS Escola, o botão de alerta é um aplicativo que está instalado nos celulares de diretores e auxiliares de direção das unidades escolares. O botão, quando acionado, contacta o CIOSP, que atua 24 horas por dia com uma estrutura integrada da equipe da Secretaria de Segurança Pública junto às polícias Civil e Militar, que imediatamente enviará uma equipe para o local chamado.
– Agora todas as escolas da rede municipal de ensino já contam com o botão SOS Escola que é uma estratégia de chamamento da segurança pública em caso de necessidade de urgência. Escola mais segura é a prefeitura de Angra dos Reis trabalhando – afirmou o secretário de Educação, Juventude e Inovação, Paulo Fortunato.
Para quem vive o dia a dia das escolas, ter essa ferramenta é muito importante para garantir a segurança dos alunos e funcionários.
– Espero não ter que usar, mas é um recurso que passa mais tranquilidade para a comunidade escolar. Sabemos que podemos contar com a segurança pública ao lado da educação para permitir o melhor ambiente possível na escola. Agora estamos mais tranquilos, esse auxílio do botão de emergência coloca a segurança pública ao lado da população – disse Alex Sandro Nazaré, diretor da Escola Municipal Mauro Sérgio da Cunha no bairro Campo Belo.