SUL FLUMINENSE
Na tarde de hoje, a tenente-coronel Luciana Rodrigues de Oliveira, comandante do 28° Batalhão da Polícia Militar (BPM), divulgou um balanço da operação Asfixia, que teve inicio na sua unidade durante todo o mês de maio. Ainda ontem, a autoridade policial informou que deu início a uma nova operação no mês de junho dentro de todos os municípios de sua responsabilidade, chamada ‘Tolerância Zero’.
De acordo com a tenente-coronel, 72 viaturas foram utilizadas ao longo da operação, que ocorreu em Volta Redonda, Barra Mansa, Pinheiral e Rio Claro. Foram realizadas abordagens nos dias, 2, 3, 8, 9, 17, 22 e 24 de maio, com um efetivo total de 213 policiais militares nas ruas dos quatro municípios.
Ela conta que 331 veículos foram abordados durante a Operação Asfixia, sendo 282 particulares, 36 motocicletas, seis coletivos e sete veículos de carga.
Foram apreendidos um veículo, uma espingarda calibre 12, um revólver calibre 38, uma cartucheira de fabricação caseira calibre 32, seis munições de calibre 38 e quatro munições de calibre 32.
Sobre as apreensões de materiais entorpecentes, a comandante do 28° BPM informou que foram 999 pinos de cocaína, 300 pinos vazios, 67 trouxinhas de maconha, dois pedaços da mesma droga, dois tabletes ainda do entorpecente e 155 pedras de crack.
Ela pontuou ainda a apreensão de uma máquina de jogo, duas bobinas de papel para a máquina, uma máquina de cartão, 17 celulares, duas balanças de precisão, quatro rádios comunicadores, uma base de rádio, três mochilas, uma japona camuflada e R$ 4.799,00 em espécie. “Quatorze pessoas foram presas”, disse a tenente-coronel, que anuncia o início da operação ‘Tolerância Zero’.
MELHOR SERVIR
Em recente entrevista ao A VOZ DA CIDADE, a comandante explicou que assumiu o batalhão no dia 21 de janeiro deste ano e que atualmente o 28° BPM possui 732 policiais (dentre eles cerca de 30 mulheres) e que o comando sofreu baixas entre este ano e o ano passado. “Mas nossa tropa segue trabalhando muito. Foram cerca de 400 prisões de janeiro a abril deste ano. Então com essa reposição acreditamos que vamos conseguir prestar um serviço ainda melhor para a população da área atendida pelo 28° BPM. Por isso, tenho tentado pelo menos repor essas últimas baixas, o que já ajudaria bastante em nosso trabalho”, disse.
A tenente-coronel explicou que o pedido foi feito durante uma reunião sobre segurança no dia 20 de maio, na sede do batalhão, onde estiveram presentes o comandante geral da Polícia Militar, coronel Rogério Figueredo, o secretário municipal de Segurança Pública, coronel PM Antônio Goulart Matos, e os prefeitos Samuca Silva, Ednardo Barbosa e José Osmar, respectivamente de Volta Redonda, Pinheiral e Rio Claro. Barra Mansa na ocasião foi representada pelo comandante da Guarda Municipal, Joel Valcir.
O comandante-geral da PM, coronel Figueiredo, informou que devem ingressar até três mil novos PMs na corporação até o final do ano. E que, conforme forem convocados novos policiais, será feita a reposição dos policiais, com propriedade para o 28° Batalhão.
O batalhão hoje possui 52 viaturas para atender os quatro municípios e segundo Luciana, logo chegarão novos veículos zero-quilômetro.