Temporal seguido de chuva de granizo assusta moradores

0

ITATIAIA

No final da tarde de terça-feira, um temporal,acompanhado de chuva de granizo e forte ventania assustou os moradores do município. Com a forte chuva houve alagamentos na Avenida Prefeito Assumpção, no Centro da cidade e algumas ruas de Penedo. A ventania causou queda de árvores nas localidades conhecidas como África I e Jambeiro, no bairro Penedo e o rompimento de fiação de energia elétrica na Avenida dos Expedicionários, onde se localiza a Câmara de Vereadores e na Rua Dona Apolinária, também no Centro e em Penedo. Já a chuva de granizo caiu por um pouco mais de cinco minutos e assustou motoristas que trafegavam pela Rodovia Presidente Dutra, nas proximidades da Praça do Pedágio, na altura do KM 319, que chegaram a parar os veículos e até moradores que chegaram a comentar que as pedras de gelo mediam até dois centímetros de diâmetro.

Até o fechamento desta edição, a Defesa Civil, que é ligada a Coordenadoria de Ordem Pública, informou que apesar da chuva forte, acompanhada de granizo e ventania,não houve nenhuma pessoa ferida.

O temporal atingiu a cidade por volta das 17h30min quando algumas ruas do Centro da Cidade e de Penedo ficaram alagadas devido à retenção de água nos bueiros que não aguentaram a vazão. Na Rua Prefeito Assumpção, por exemplo, a água chegou a atingir a calçada e por sorte, não entrou em nenhum estabelecimento comercial. O mesmo acontecendo em algumas ruas de Penedo, nas proximidades do Centro Comercial. Também ocorreu queda de fiação elétrica. O secretário de Obras do município, Carlos Alberto de Barros, vistoriou Penedo e confirmou que os alagamentos são  devido ao volume de água da chuva. “O volume de água na parte alta do Penedo foi muito grande e acabou indo para a parte baixa do bairro. Os bueiros não aguentaram a vazão e provocou retenção de água em alguns pontos”, disse Barros, que também acionou a Companhia de Eletrificação Rural de Resende (CERES) responsável pela energia elétrica de Penedo, que enviou uma equipe para consertar a fiação.

A Avenida dos Expedicionários e a Rua Dona Apolinária foram fechadas porque houve queda de fiação da rede elétrica e a Guarda Municipal para evitar acidente interrompeu o trânsito no local. Por volta das 20 horas, equipes da Enel, concessionária de geração e distribuição de energia elétrica, foram até as ruas interditadas para consertar a fiação. Para segurança, a energia elétrica do Centro teve que ser desligada.

Nas localidades conhecidas como Jambeiro e África I, em Penedo, ocorreram quedas de árvores, algumas no meio da rua, mas de acordo com a Defesa Civil não atingiu nenhum imóvel.

A direção da Defesa Civil informou que nenhum caso de destelhamento de residência, desabrigados e de feridos foi registrado. No entanto, ele faz um alerta à população que em caso de ocorrência entre em contato com a Defesa Civil pelos telefones 190 ou 3352-1151 para comunicar o caso. “É comum nos casos de chuvas fortes as pessoas postarem nas redes sociais fotos do temporal e não comunicam a Defesa Civil sobre alguma ocorrência. Com isso, alguns problemas não entram nas estatísticas da instituição. Por isso, pedimos que a população faça a comunicação a Defesa Civil de algum incidente”, disse.

De acordo com o Centro de Monitoramento Climático Fluminense a previsão é de muita chuva na semana do Natal e do Ano Novo em todo o Estado.

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !