Temporal provoca quedas de árvores, alagamentos e danos em Resende e Itatiaia

Chuva intensa e ventos de até 73 km/h mobilizaram Defesa Civil e causaram transtornos em bairros dos dois municípios

Por Cyntia Freitas
41.cf.res.cidades.temporal provoca quedas de árvores.2.deslizamento.divulgaÇÃodefesacivil (2)

AGULHAS NEGRAS

O temporal registrado no final da tarde de segunda-feira, dia 19, provocou diversos transtornos nos municípios de Resende e Itatiaia, exigindo a atuação das equipes da Defesa Civil e de outros órgãos de apoio. Em ambos os municípios, o temporal provocou quedas de árvores, deslizamentos de terra e pontos de alagamento. Apesar dos transtornos e dos danos materiais registrados, até o fechamento desta reportagem não havia informações sobre feridos ou pessoas desabrigadas em Resende e Itatiaia. As equipes seguem monitorando as áreas mais vulneráveis e orientam a população a acionar a Defesa Civil em caso de novas ocorrências.

Em Resende, as rajadas de vento chegaram a 73 km/h. Entre as ocorrências atendidas em Resende, houve a queda de uma árvore no bairro Utapuca, na Rua Padre Leon. A árvore foi removida prontamente pela Defesa Civil e não houve registro de acidentes envolvendo pessoas, animais ou veículos. No bairro Morada da Colina, uma árvore caiu obstruindo a calçada destinada à circulação de pedestres. Já na avenida principal do bairro Toyota, na Região a Grande Alegria, foram registrados deslizamentos de terra acompanhados da queda de uma árvore no canal da via, além da queda parcial de um ponto de ônibus. Por medida de segurança, o trecho foi isolado com fita zebrada, e a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SUMTRAN) foi acionada para reforçar o isolamento da área.

41.cf.res.cidades.temporal provoca quedas de árvores.1.queda.divulgaÇÃodefesacivil (2)

Queda de árvores mobilizou equipes da Defesa Civil em Resende – Divulgação Defesa Civil

Outro ponto afetado foi a Avenida General Afonseca, no bairro Vila Julieta, onde a queda de um galho de árvore obstruiu parcialmente uma das faixas. A Defesa Civil realizou a intervenção necessária, liberando totalmente o tráfego de veículos. Também foi registrado alagamento parcial na Avenida Marcílio Dias, esquina com a Rua Augusto Xavier de Lima, no bairro Jardim Jalisco, sem obstrução do trânsito. A situação foi normalizada pouco tempo depois. No bairro Alto dos Passos, a queda de um galho de árvore foi atendida pela equipe da Agencia de Meio Ambiente e Resende (Amar). Assim como nas demais ocorrências, não houve registro de acidentes com pessoas, animais ou veículos.

41.cf.res.cidades.temporal provoca quedas de árvores.3.chuva.divulgaÇÃodefesacivil (4)

Chuva intensa e ventos fortes causaram danos em bairros de Itatiaia – Redes Sociais

Os volumes de chuva registrados em Resende variaram conforme a localidade. No Pátio da Prefeitura de Resende, o acumulado foi de 26,0 milímetros. Na Cidade Alegria, o volume chegou a 33,2 mm; no bairro Ipiranga, foram registrados 34,6 mm; e no Cabral, 20,4 mm de chuva.

 

Em Itatiaia, o volume de chuva chegou a 55 milímetros em apenas uma hora de temporal, número muito acima do previsto. A estimativa inicial era de 15 milímetros, o que evidencia a intensidade do fenômeno registrado no município.

De acordo com as informações divulgadas, ocorreram cinco quedas de árvores, sendo uma de grande porte que chegou a obstruir uma via. Além disso, duas residências tiveram os telhados danificados em decorrência da força dos ventos.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos