ANGRA DOS REIS
Uma forte chuva atingiu o município de Angra dos Reis no final da tarde de terça-feira, dia 7. No bairro Zungu, uma caminhonete com uma mulher dentro chegou a ser arrastada pela força da correnteza, enquanto tentava atravessar uma ponte. Foram os próprios moradores locais que realizaram o resgate. Segundo a Defesa Civil, em um período de apenas 24 horas, o acumulo de chuva chegou a 190 milímetros, sendo que o nível tolerável era de 100. Apesar do susto, ninguém se feriu.
Às 21 horas a Defesa Civil acionou as sirenes de evacuação dos bairros Sertãozinho do Frade, Santa Rita do Bracuhy e Frade. Outros dez bairros que não disponibilizavam do equipamento sonoro, receberam os alertas para deixarem o local através de SMS de evacuação, são eles: Gamboa do Bracuhy, Ilha do Jorge, Sertão do Bracuhy, Gratau, Piraquara, Itanema, Ariró, Serra d’Água, Parque Mambucaba e Boa Vista.
Segundo o coordenador da Defesa Civil, Lauro de Oliveira Santana, para evitar que casos como o da caminhonete se repitam, a população deve respeitar os alertas do órgão. “As pessoas não devem tentar enfrentar a força da natureza, a água na altura do joelho já é suficiente para arrastar uma pessoa. A população não deve tentar colocar os veículos para atravessar rios ou enxurrada em momentos em que a Defesa Civil já tiver enviado os alertas”, ratificou.
Lauro ainda informou que outra ocorrência de queda de árvore foi registrada na Rodovia Rio-Santos (BR 101), na altura do Camorim Grande. Segundo ele, os agentes do órgão já realizaram a remoção e liberaram a via. “A pesar da situação está sob controle, os SMS de evacuação seguem em ativa até que seja enviado um novo alerta de desmobilização”, informou.