RESENDE
Um forte temporal atingiu, na tarde desta quarta-feira, dia 14, a região do distrito de Visconde de Mauá, na região Serrana da cidade, provocando a queda de uma árvore sobre um carro na RJ-163, na altura do Vale da Grama. O incidente causou a interdição total da rodovia nos dois sentidos e mobilizou equipes da Defesa Civil e da Agência do Meio Ambiente de Resende (Amar).

Defesa Civil e moradores atuaram por mais de duas horas na liberação da via – Divulgação Defesa Civil
De acordo com o diretor da Defesa Civil de Resende, Flávio Germano da Silva, por volta das 14h20min, a equipe recebeu o chamado informando sobre a queda de árvores na RJ-163, próximo à entrada do Vale da Grama. No local, foi constatado que uma das árvores atingiu um veículo e bloqueou completamente a pista. A ocorrência foi causada por rajadas de vento de aproximadamente 60 km/h, acompanhadas de um volume de chuva de 40,4 milímetros. “No veículo atingido estava apenas o condutor, que não sofreu ferimentos. Ainda assim, por medida de segurança, ele foi encaminhado ao Posto de Saúde de Visconde de Mauá, onde recebeu atendimento e foi posteriormente liberado. Não houve registro de vítimas, nem acidentes envolvendo pessoas ou animais”, informou Flávio Germano.
A rodovia permaneceu interditada enquanto equipes atuavam na remoção da árvore. Moradores da região auxiliaram nos trabalhos com o uso de uma retroescavadeira, permitindo a liberação do tráfego após cerca de 2 horas e 20 minutos de intervenção. Ao final da operação, o trânsito foi totalmente restabelecido no local.
A Defesa Civil reforça a importância de atenção redobrada durante períodos de chuvas intensas, especialmente em áreas de serra, onde há maior risco de quedas de árvores e outros transtornos.